one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vladimir Herzog na BBC de Londres em 1965

Imagem:

Compartilhar:

Observatório da Imprensa discute os 40 anos da morte de Vladimir Herzog

Criado em 29/10/15 21h59 e atualizado em 30/10/15 09h55
Por Flávia Villela Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Homenagens póstumas ao coronel Brilhante Ustra por parte do Exército foram repudiadas hoje (29) durante o programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, apresentado pelo jornalista Alberto Dines, que vai ao ar às 23h. Nesta edição, o programa analisa os 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado por militares em 1975. Ustra comandou Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo entre 1970 a 1974, durante a ditadura militar, local onde Herzog foi morto. Acusado pela Comissão da Verdade de liderar assassinatos e torturas durante o regime, ele morreu no dia 15, aos 83 anos, em Brasília, vítima de câncer.

“Estou muito indignado. Por que homenageá-lo?” qustionou Ivo Herzog, primogênito de Herzog e diretor do instituto Vladimir Herzog, durante o programa que foi gravado nesta tarde. Também participaram do debate os jornalistas Audálio Dantas e Diléa Frate.

Para os jornalistas Audálio Dantas e Alberto Dines, a morte de Herzog não foi “acidente de trabalho” durante a tortura. Eles mencionaram documentos que apontam que parte do Exército orquestrou um plano de tortura e mortes como demonstração de poder. "Foi uma clara tentativa de demonstrar ao lado que eles [setor da ultradireita] consideravam leve da ditadura, ou seja, o grupo do general Geisel que defendia uma abertura política, que podiam fazer o que quisessem”, disse Dantas. “Naquele momento havia um embate muito claro entre essas duas tendências. Antes do Vlado [Vladimir], a ditadura já havia praticado vários 'suicídios'. A ditadura foi muito além do que se pode e não entendo por que essas pessoas que saem às ruas para estupidamente defender a volta da ditadura não presta atenção na história”.

Dantas lamentou que 40 anos depois da morte do jornalista ainda há muito por esclarecer sobre o caso Herzog e de centenas de outros similares. Ele lembrou que a detenção de Herzog foi a 12ª prisão de um jornalista e que sua morte representou o início do fim do regime militar. “Foi o momento em que as pessoas perceberam que estava acontecendo algo monumentalmente horrível neste país, com vários assassinatos, o despertar da consciência nacional contra o horror da ditadura militar".

A jornalista Diléa Frate ressaltou que os aparatos da repressão continuaram até meados de 1980. Ela foi presa e torturada na mesma época que Vladimir Herzog. “Levantei os papeis sobre mim e levei um susto quando vi que fui citada por vários órgãos até 1984. Ainda existiam arapongas me espionando”, disse, ao afirmar que os resquícios da ditadura ainda assombram a sociedade brasileira.

Diretor de jornalismo da TV Cultura na época, Vladimir Herzog foi prestar depoimento no DOI-Codi, onde acabou preso, torturado e morto sob alegação de pertencer ao Partido Comunista Brasileiro. A morte foi encenada para parecer suicídio.

Ivo Herzog comentou que soube pela mãe que na semana anterior da morte do pai, o jornalista já sabia que seria preso, mas em nenhum momento cogitou fugir. “Ele sabia que poderia ter a questão da tortura, mas dizia que não podia fugir, que tinha que ficar neste país”, disse ao ressaltar que o pai morava na Inglaterra com a família quando houve o golpe e decidiu voltar ao Brasil mesmo após o decreto do Ato Institucional 5 (AI-5), que instituiu a repressão no país.

Judeu, Vlado foi enterrado na Sociedade Cemitério Israelita que não o sepultou na área reservada aos suicidas, como determina a religião judaica, como forma de denunciar o crime. A farsa escapou do anonimato após um ato ecumênico organizado pelo cardeal D. Paulo Evaristo Arns, pelo rabino Henry Sobel e pelo pastor James Wright, seis dias depois sua morte, na Catedral da Sé, em São Paulo. O encontro reuniu cerca de 8 mil pessoas e se transformou em um protesto contra os militares. Na semana passada, um ato ecumênico foi feito no mesmo local, há exatos 40 anos do último ato, para lembrar a data.

Em 1979, a família conseguiu na Justiça a condenação da União pelo assassinato do jornalista, mas a certidão de óbito foi emitida somente em 2013.

O Observatório da Imprensa é um programa semanal da TV Brasil que está no ar há 15 anos. Ele analisa de forma crítica o desempenho da mídia a partir de assuntos que estão em destaque. O programa vai ao ar às terças-feiras, às 23h.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário