one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parque do Flamengo comemora 50 anos com atividades culturais e esportivas

Criado em 17/10/15 15h06 e atualizado em 17/10/15 15h05
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Parque do Flamengo completa 50 anos. Com uma área de 1.200.000 m , entre o Aeroporto Santos Dumont e a Praia de Botafogo, é a maior área de lazer ao ar livre da cidade (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Completando 50 anos, o  Parque do Flamengo, com uma área suprior a 1,3 milhão de metros quadrados, é a maior área de lazer ao ar livre da cidadeTomaz Silva/Agência Brasil

Um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, completa hoje (17) 50 anos com atividades para todas as idades. Na parte da manhã, a festa foi para as crianças, com direito a bolo, parabéns, oficinas, brincadeiras e passeio marítimo pelo litoral do parque com veículo anfíbio.

A programação de aniversário foi organizada pelo Instituto Lotta Cultura e Arte-Educação, entidade dedicada a preservar o legado da arquiteta e urbanista Lotta de Macedo Soares (1910-1967), criadora do parque, com o arquiteto Affonso Eduardo Reidy (1909-1964) e o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994). 

Diretor do Instituto, Fernando Nascimento explicou que a festa dos 50 anos teve por objetivo refazer a mesma proposta da festa de inauguração.

“Pesquisamos em jornais de época. A festa não foi uma inauguração formal, pois a obra ainda não estava concluída. Mas, como estava no fim da administração de Carlos Lacerda [governador do Estado da Guanabara], Lota resolveu fazer uma grande festa para o lançamento do parque. Assim como na época, fizemos programações simultâneas. Escolhemos os temas recreação, cultura e esporte.”

À tarde, as atividades se concentrarão na Cinemateca do MAM, começando às 16h com o recital Ocupa Piano, seguido da exibição, às 17h30, do filme Flores Raras, de Bruno Barreto, que conta a história do relacionamento de Lotta com a poeta norte-americana Elizabeth Bishop.

Após o filme, haverá um debate entre a pedagoga Ethel Bauzer Medeiros, responsável pelo projeto de recreação do parque e integrante da equipe de Lotta, o engenheiro Walter Pinto Costa, que foi superintendente da Sursan, órgão de urbanismo do então Estado da Guanabara, e o filho e assessor de Carlos Lacerda, Sebastião Lacerda.

A dona de casa Pilar Ramos, que frequenta o parque há 42 anos, jogava “bisca” nesta manhã com amigos do carteado em uma das mesas de concreto do local. “Além de jogar um baralhinho, faço minha caminhada e minha ginástica. Aqui é o quintal de minha casa.”

Segundo Pilar, a violência é um grande problema. “Podia ter mais segurança.” Também dona de casa, Lourdes Moreira é moradora do bairro há 36 anos. Ela costuma aproveitar a Praia do Aterro nos dias de sol. “Melhor do que isso não existe. É melhor do que Copacabana. Agora vou para a praia pegar um vento." Lourdes reclamou apenas do mau estado de alguns equipamentos, como os banheiros públicos e alguns brinquedos.

A engenheira Mirela da Costa Lima, 34 anos, utilizava muito o parque para atividades físicas e agora prefere curtir os jardins e parquinhos com o filho de um ano. Ela também concorda que a falta de segurança é um dos maiores problemas do local. “O parque está em bom estado, mas falta segurança. Dá muito medo de assalto, ainda mais com criança. Durante a noite evitamos vir aqui.”

Ao longo dos 7 quilômetros, entre o centro e a Enseada de Botafogo, os visitantes encontram um complexo de lazer, entre teatros, restaurantes, jardins e equipamentos infantis e esportivos e museus.

A gari Suzana Costa, 30 anos, trabalha no parque há sete anos e se diz uma privilegiada. “É gostoso estar ao ar livre, na natureza. Já conheço todo mundo, desde o pessoal que mora por aqui às pessoas que frequentam a praia. Meu sonho seria poder deitar na grama, descansar um pouquinho e aproveitar o parque, mas infelizmente não tem como.” Suzana é moradora de São Gonçalo, região metropolitana do Rio.

A falta de segurança e a sujeira que usuários deixam no parque são as únicas reclamações. “Falta um pouco de educação e conscientização por parte de algumas pessoas. Quanto a segurança, já me acostumei, mas muita gente tem medo. Há uso de drogas e assaltos”, acrescentou.

Como parte das homenagens ao parque e seus mais de 1,3 milhão de metros quadrados, sobre área aterrada da Baía de Guanabara, a mostra Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos está exposta no Centro Cultural Correios, no centro da cidade, até 29 de novembro. 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário