one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto de professores no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Professores da rede pública fazem paralisação de 24 horas no Rio

Criado em 08/10/15 13h20 e atualizado em 08/10/15 13h45
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Os professores e funcionários da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro fazem hoje (8) paralisação de 24 horas. Eles reivindicam reajuste salarial de 20%, pagamento do enquadramento por formação, melhoria na estrutura das escolas, jornada de trabalho de 30 horas semanais para os funcionários e aumento para dois tempos de aula em matérias como sociologia.

Segundo o coordenador-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio, Lucas Hippólito, o cálculo de 20% que a categoria reivindica foi feito com base nas perdas que ela vem sofrendo desde o governo anterior.

“O governo acenou que, em algum momento deste ano, nos daria a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que está quase atingindo 9%”, disse.

De acordo com Hippólito, na última reunião de representantes dos professores com o governo, em agosto deste ano, houve o anúncio de um ganho da pauta - o abono dos dias parados em greves e paralisações de 1993 até 2015.

O professor de sociologia Luiz Guilherme Oliveira Santos, do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Praça da Bandeira, disse que eles querem também a melhoria das condições de trabalho. “Também há a péssima climatização das salas de aula, falta de merenda e de material. Temos que ter um grande processo de mobilização da classe no estado para obter respostas”.

Os profissionais de educação devem seguir hoje em caminhada até o Palácio Guanabara para chamar a atenção do governo.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que "cerca de 600 docentes, de um total de 74 mil, faltaram".  Com relação à redução da jornada de trabalho dos administrativos para 30 horas, a secretaria ratifica a posição do Supremo Tribunal Federal de que não pode reduzir carga horária sem reduzir salário. A secretaria ressaltou que nenhuma escola da rede deixou de funcionar.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário