one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sem-tetos planejam reconstruir barracos após reintegração de posse em São Paulo

Criado em 06/10/15 11h40 e atualizado em 06/10/15 11h48
Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Moradores da área ocupada próxima ao encontro entre as marginais Tietê e Pinheiros, na capital paulista, planejam reconstruir os barracos que foram demolidos na manhã de hoje (6), em uma ação de reintegração de posse. As famílias obstruíram o trânsito com barricadas e atearam fogo em objetos na pista. A Polícia Militar (PM) chegou a usar bombas de gás e balas da borracha.

Segundo o capitão Marco Antônio Pimentel Pires, coordenador operacional do 4° Batalhão da PM, um adolescente foi detido por ter atirado pedras e paus nos veículos . “A Força Tática teve que fazer uma atuação pontual com utilização de munição química não letal. O pessoal dispersou e nós desobstruímos a via, mas confronto não teve”.

No local, viviam aproximadamente 70 pessoas, a maioria vinda de outros estados, em cerca de 40 barracos de madeira e lona. Para se sustentar, a comunidade confecciona e vende, nas margens de acesso à Rodovia Castello Branco, casinhas para cachorros, feitas com pedaços de madeira.

Nilvaldo de Aquino, de 60 anos, mora sozinho na ocupação há 5 anos, desde que chegou de Alagoas. Ele é marceneiro e ajuda na produção das casinhas, mas lamenta sobre o perigo de viver entre duas marginais movimentadas, onde veículos transitam em alta velocidade. “Aqui é um perigo, nessa Marginal aqui já foi atropelada gente da nossa comunidade”, disse. “Sair daqui para levar as crianças na escola é a coisa mais sofrida da vida. Até conseguir atravessar, chegar lá, já estão atrasadas para a aula”, disse.

Cícera Martins de Araújo, de 34 anos, mora há 15 anos no entorno das marginais Tietê e Pinheiros com seus quatro filhos. “Vamos construir de novo [os barracos], não temos para onde ir. Eles [policiais] dão as costas, e nós vamos construir de novo”, disse. Cícera nasceu em Alagoas e não quer retornar. “Se lá fosse bom, nós não estávamos aqui. Ir para o albergue eu também não vou”. A prefeitura chegou a oferecer passagens para quem desejasse voltar às suas cidades.

Nicilene Araújo, de 16 anos, mora com o esposo e o irmão, que também produzem as casinhas de cachorro. Ela se divide entre cuidar da filha de 1 ano e buscar frutas, verduras e legumes rejeitados na Ceasa. Ela e a famílias vivem na ocupação há 3 anos. “Nós vamos construir tudo de novo. Se eu for para albergue, vou ter que ficar longe do meu esposo e da minha filha. A madeira [demolida dos barracos], eles vão colocar na caçamba, vão levar embora. Mas sempre aqui do lado da Marginal vem caminhão e despeja um monte de madeira. A gente vai usar pra construir de novo”, disse ela.

De acordo com o capitão Marco Antônio, as famílias foram cadastradas e receberão apoio do Centro de Referência e Assistência Social da prefeitura. Além disso, receberam a oferta de passagens de retorno às cidades de origem. “Eles não aceitaram nada, então eles vão para onde acharem por bem. Agora, a gente vai acabar de limpar o terreno e a Polícia Militar permanece até a retirada de todos”, declarou.

A reintegração de posse foi solicitada pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), proprietária do terreno às margens do rio Tietê. A decisão partiu do juiz Renato Guanaes Simões Thomsen, da 4ª Vara Cível do Foro Regional IV Lapa.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário