one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tatuadores oferecem serviço gratuito de reconstituição da aréola mamária

Criado em 09/10/15 20h43 e atualizado em 09/10/15 21h26
Por Paula Laboissière Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Aos 30 anos, a auxiliar administrativa Denise Silva foi diagnosticada com câncer de mama em estágio intermediário, quase avançado. Poucos meses depois, passou pela cirurgia de retirada das mamas. Após diversas sessões de quimioterapia e radioterapia, voltou à mesa de cirurgia para fazer a reconstrução dos seios. Hoje (10), três anos após o diagnóstico, o processo de recuperação chega ao fim com a ajuda de uma técnica de tatuagem que imita o desenho da aréola na mama.

Com a ajuda do namorado, Denise pôde escolher detalhes como a tonalidade e o tamanho do desenho, para que ficasse o mais próximo do natural. O procedimento durou cerca de 30 minutos. “É como se fosse o desfecho de todos esses procedimentos envolvendo a mama, que vão terminar agora. Vou voltar a ter um seio finalizado”, contou. “É como se fosse um ponto final da parte cirúrgica e estética. É uma sensação de alívio, como se a gente pudesse virar a página e seguir a vida”, completou.

A dona de casa Rosenilde Ribeiro Machado, 53 anos, também aguardava ansiosa pelo momento em que deitaria na maca para fazer a reconstituição da aréola da mama direita. Em 2003, ela foi diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial, com um nódulo de aproximadamente 1 centímetro. Dois meses depois, o tumor já tinha aumentado quatro vezes de tamanho e a retirada do seio precisou ser feita às pressas.

Ao todo, foram cinco anos de tratamento, incluindo cirurgia, sessões de quimioterapia e radioterapia e tratamento oral. A reconstrução da mama só teve início oito anos após o diagnóstico. “Eu não quis antes porque, na época, estava cuidando do meu esposo doente. Aconteceu tudo ao mesmo tempo. Depois que ele faleceu, fiz a reconstrução. Agora, quero ver o acabamento. A gente quer a autoestima de volta, quer se cuidar melhor. Com fé em Deus, esse será o capítulo final”, disse.

O profissional responsável pela reconstituição da aréola em ambos os casos é o tatuador Cleison Rosa Leite, 38 anos. A proposta surgiu depois que ele se ofereceu para ajudar algumas amigas que haviam passado pelo tratamento completo contra o câncer de mama e que tiveram os seios reconstruídos ao final do processo. “O resultado foi mesmo muito bom e elas me indicaram para um grupo de amigas que também tiveram a doença”, lembrou.

Atualmente, Leite trabalha em parceria com mastologistas (responsáveis pela cirurgia de retirada das mamas) e cirurgiões plásticos e oferece o serviço de reconstituição da aréola sem nenhum custo. Até o próximo domingo (11), ele participa de um mutirão promovido por profissionais especializados em tatuagens realistas durante o Brasília Tattoo Festival, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“A melhor sensação do mundo é quando essas mulheres se olham no espelho e choram ao ver o trabalho finalizado. Choro junto com elas porque sei da importância que isso tudo tem para a autoestima de quem enfrentou um câncer”, contou Leite.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário