one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil quer acordo sobre o clima justo, equilibrado, ambicioso e duradouro

Criado em 26/11/15 16h31 e atualizado em 26/11/15 16h30
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Brasília - O subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho, durante entrevista sobre a COP-21 (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Brasília - O subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho, durante entrevista sobre a COP21Elza Fiúza/Agência Brasil

O subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores, embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, disse hoje (25) que o Brasil vai buscar um acordo sobre o clima que seja justo, equilibrado, ambicioso e duradouro. O novo pacto climático global começa a ser discutido em Paris na próxima segunda-feira (30). A 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vai até o dia 11 de dezembro.

Segundo Marcondes, é preciso tratar adequadamente a questão da diferenciação entre os países (desenvolvidos e em desenvolvimento) e levar em conta a responsabilidade histórica de cada um para as emissões de gases de efeito estufa. “É importante que haja uma previsão financeira robusta, que haja um entendimento sobre a questão da transferência de tecnologia e sobre a necessária capacitação dos países em desenvolvimento para cumprir seus compromissos”, disse, explicando que o fundo de financiamento deverá ser alimentado com recursos públicos de países desenvolvidos e de ações financeiras do setor privado, incluindo as instituições financeiras internacionais.

O Brasil defende também que o acordo não seja centrado na questão da mitigação e da redução de emissões, mas que haja um equilíbrio entre mitigação, adaptação à nova situação do clima e meios de implementação suficientes e condizentes com os desafios da mudança do clima.

Os países devem ter mais ambição nas suas metas, segundo o embaixador, para que elas possam ser trabalhadas com perspectivas de longo prazo. “O fortalecimento do novo regime da convenção não termina, mas começa em Paris. O novo acordo começa a ter vigência em 2020 e até lá a expectativa é que haja condições para os países progredirem nas suas contribuições”, explicou.

O embaixador avalia que o tempo usado para legislar sobre mudanças climáticas foi "excessivamente" longo e que este é o momento de implementar um acordo. “Não queremos um acordo minimalista que adie decisões. Queremos que seja robusto e possa atender às aspirações e necessidades dos países com relação à situação do clima.”

Os 195 países que participarão da COP21 terão o desafio de definir as ações políticas para limitar o aquecimento do planeta em 2ºC até o final do século.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário