one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Câmara de Vereadores diz que morte de cinco jovens no Rio mostra violência da PM

Criado em 30/11/15 14h08 e atualizado em 30/11/15 14h05
Por Douglas Correa – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro manifestou, em nota, "total indignação e repúdio" contra o assassinato de cinco jovens em Costa Barros, subúrbio do Rio, na noite do último sábado (29). A ação foi cometida por policiais militares, quando os jovens retornavam, por volta das 22h, ao morro da Pedreira, em Costa Barros, depois de saírem para comer pizza.

A ação, "extremamente violenta", culminou na execução de Roberto de Souza, 16 anos; Carlos Eduardo da Silva Souza, 16 anos; Cleiton Correa de Souza, 18 anos; Wesley Castro, 20 anos, e Wilton Esteves Domingos Junior, 20 anos. Na ação, os policiais militares dispararam mais de 50 tiros de fuzis e pistolas contra o carro das vítimas. Todos morreram no local.

Para a comissão da Câmara Municipal, o fato traz à tona, mais uma vez, o despreparo e a inobservância dos direitos fundamentais à dignidade humana e aos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil. Para os vereadores, trata-se de "mais uma ação desastrosa e extremamente violenta realizada por alguns policiais militares que insistem em descumprir o que determina a lei".

Essas mortes quase sempre são justificadas pelo auto de resistência, quando o policial atira para, supostamente, se defender. “É lamentável saber que todos os dias um número significativo de pessoas são assassinadas por agentes do Estado e que esses crimes fiquem sem a devida investigação. Entram, lamentavelmente, na estatística dos autos de resistência, forjados em muitos casos”, diz a nota.

A nota é assinada pelo vereador Jefferson Moura, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, que se solidariza com os familiares dos jovens assassinados e se soma ao clamor de toda a sociedade carioca,  exigindo investigações ágeis e eficientes para que haja identificação e punição exemplar dos responsáveis por atos tão desumanos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário