one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comunidade palestina de São Paulo faz manifestação contra Exército de Israel

Criado em 06/11/15 20h38 e atualizado em 06/11/15 21h51
Por Bruno Bocchini Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A comunidade palestina de São Paulo fez hoje (6) uma manifestação pedindo o fim de ações violentas do Exército de Israel contra o povo palestino. Eles reivindicaram também a libertação e a repatriação do brasileiro-palestino Islam Hamed, preso no último dia 24, pelo Exército Israelense.

“O massacre que está acontecendo, simplesmente os palestinos são executados. Estão ocupando há 67 anos a Palestina, usurpando os direitos mais elementares do ser humano, sem achar que o palestino tem direito a defesa. Nós apoiamos o direito de defesa do povo palestino em qualquer circunstância”, disse o coordenador da Frente em Defesa da Luta do Povo Palestino, Mohamad El Kadri.

Os manifestantes reuniram-se em frente a Rede Globo, na zona sul da cidade, e partiram em caminhada até o Consulado de Israel, cerca de 600 metros dali. Os ativistas, portando bandeiras da Palestina e gritando palavras de ordem, reivindicaram ainda o embargo militar contra Israel.

“O Brasil tem uma posição ambígua. Politicamente toma uma posição boa em relação à causa palestina, à criação do estado da palestina, nas fronteiras de 67, com Jerusalém capital. Mas o contraponto é: como vocês querem que isso aconteça se esse governo, que compra armamento de Israel, acaba assim financiando essa ocupação?”, destacou Kadri.

Segundo o coordenador, o Brasil é um dos países que mais têm acordos militares com Israel. “A gente quer um embargo imediato. Porque não pode ter uma posição favorável a criação do estado palestino, e financiar a ocupação”, disse.

O brasileiro-palestino Islam Hamed, 30 anos, foi preso na madrugada do último dia 24 pelo exército israelense. A prisão ocorreu na cidade de Jenin, a terceira maior da Cisjordânia, território da Palestina. Agora, ele está detido em Jerusalém.

A prisão acontece três meses depois de Hamed ter sido posto em liberdade pela Autoridade Nacional Palestina depois de 100 dias em greve de fome e de uma intensa negociação entre o Itamaraty, a Autoridade Nacional Palestina e o governo de Israel.

A reportagem não conseguiu contato na noite desta sexta-feira com o Consulado Israelense.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário