one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conferência aprova propostas de segurança alimentar que governo promete adotar

Criado em 06/11/15 22h06 e atualizado em 06/11/15 23h16
Por Michèlle Canes Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

No último dia da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, hoje (6), em Brasília, e que teve como tema Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar, delegados de todo os país votaram as propostas que serão encaminhadas ao governo, como o acesso dos povos indígenas à terra, valorização do papel das mulheres e melhoria na oferta de alimentos saudáveis.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos, disse que as propostas apresentadas pelos delegados vão nortear políticas públicas: “O governo agora tem o desafio de elaborar o segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e estas propostas vão ser a base do planejamento dos próximos quatro anos. Elas são muito importantes porque vão influenciar diversas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, não só do governo federal. Temos influência sobre os estados e municípios”.

Sobre o uso dos agrotóxicos, um dos itens debatidos na conferência, o secretário disse que é preciso avançar, pois “precisamos tirar o Brasil da condição de campeão mundial no uso de agrotóxico. Precisamos reduzir o uso ao mínimo necessário para que as situações em que é justificado”.

O representante da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Dourado Tapeba, disse que, durante os quatro dias do evento, os 65 delegados indígenas participantes tiveram a oportunidade de apresentar diversas propostas. Segundo ele, cerca de 90% delas foram aprovadas. Entre os temas discutidos, está o acesso à terra que é essencial para garantir a alimentação saudável.

“A gente tem comido muita comida industrializada e para nós, essa comida não serve. A obesidade está crescendo muito nas nossas famílias indígenas. Quem tem condições de comprar comida no mercado está obeso e quem não tem condições está desnutrido. A desnutrição é muito grande nas nossas famílias principalmente nas crianças”, disse Tapeba. Para garantir o acesso à terra e, consequentemente, à alimentação, Tapeba afirma que os territórios indígenas precisam ser demarcados e homologados.

Sandra Rodrigues, que representa o Movimento de Mulheres Camponesas no Consea, também participou dos trabalhos e destacou os debates levantaram questões ligadas à agroecologia, como modo de produção, além do combate aos agrotóxicos. Entre as demandas apresentadas pelo movimento, ela lembrou a importância do reconhecimento das mulheres na preservação da biodiversidade e na produção e preparo de alimentos mais saudáveis. “Nos grupos de trabalho isso foi construído e pautado: reconhecimento e valorização com políticas públicas que viabilizem a produção feita pelas mulheres e a autonomia econômica para elas”.

Gleyse Peiter é secretária-executiva da Rede Nacional de Mobilização Social e também representa a sociedade civil no conselho. Ela destacou que, além das propostas, foi elaborada uma Carta Política aprovada pelos delegados. O documento reconhece os avanços já alcançados pelo país e coloca os desafios ainda existentes. Mas ela diz que é preciso ainda regulamentar a questão dos agrotóxicos e do uso de transgênicos e há “uma discussão importante sobre a amamentação, as mulheres e os indígenas”. Gleyse disse também que o país precisa focar em políticas voltadas para o aceso a alimentos saudáveis.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário