one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: (Valter Campanato/Agência Brasil)

Compartilhar:

EBC recebe Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça

Criado em 24/11/15 21h00 e atualizado em 24/11/15 21h21
Por Marcelo Brandão Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu hoje (24) o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da Presidência da República. O selo atesta o sucesso nos esforços de promoção de um ambiente igualitário nos âmbitos racial e de gênero. Coordenadora do comitê criado dentro da empresa, a jornalista e radialista Mara Régia, comemorou a conquista.

Brasília - Secretária Especial da SPM, Eleonora Menicucci, entrega o selo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça aos representantes da EBC, Mara Régia e Mário Maurici (Valter Campanato/Agência Brasil)

A secretária Especial da SPM, Eleonora Menicucci, entrega o selo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça a Mara Régia e Mário Maurici, representantes da EBC Valter Campanato/Agência Brasil

“É um prazer enorme estar aqui, todo esse coletivo, fazendo essa festa. Nos enche o coração de esperança e de uma perspectiva de relações de trabalho mais justas, igualitárias e mais felizes, porque a gente merece”. Há mais de 30 anos, Mara comanda na Rádio Nacional o programa Viva Maria, que dá voz às mulheres brasileiras em suas alegrias, angústias e esperanças.

De acordo com a radialista, com o selo conquistado o trabalho é mais árduo. “Foi muito trabalho, mas acabamos com essa cultura perversa do 'manda quem pode' na empresa. A partir de agora, recebendo o selo, a responsabilidade é dobrada. Temos muito de avançar, muito que fazer. Mãos à obra.”

Para receber o selo, a empresa precisa se cadastrar no programa, apresentar um plano de promoção de igualdade e organizar um comitê interno de equidade. Esse comitê tem dois anos para desenvolver o plano de trabalho.

Brasília - Representantes da EBC durante cerimônia de entrega do selo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça - 5 Edição, concedido pela Secretaria de Política para as Mulheres (Valter Campanato/Agência Brasil)

Representantes da EBC durante a cerimônia de entrega do selo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça Valter Campanato/Agência Brasil

Ao fim desse prazo, a empresa é avaliada por um comitê de especialistas, que verificam se as metas definidas pela própria empresa foram atingidas. Além da EBC, também receberam o selo, entre outras empresas, a Eletrobras, Embrapa, Furnas, Liquigás, Mondelez e Petrobras.

“Como o selo é dirigido a grandes e médias empresas, ele multiplica sua importância, porque as empresas acabam sendo representativas nas relações com outras. Muitas vezes, a ação delas repercute no âmbito corporativo”, afirmou a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho.

Segundo Tatau, mudanças importantes foram feitas nas empresas participantes. As mais significativas foram o aumento de mulheres em cargos de direção, mudanças na propaganda institucional, de modo que ela incorpore a presença das mulheres e a questão racial, e o estímulo ao debate da discriminação e suas formas de extinção entre os funcionários.

“A gente percebe um aumento da participação de mulheres em cargos de direção nas empresas pró-equidade bem maior que a média do mercado de trabalho no Brasil. Elas têm uma preocupação de criar mecanismos de promoção das mulheres”, informou a secretária.

As inscrições para a 6ª edição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça estão abertas. Maiores informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário