one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Metrô decide fechar todas as estações no DF por segurança após anúncio da greve

Criado em 03/11/15 17h19 e atualizado em 03/11/15 17h40
Por Marieta Cazarré Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O Metrô do Distrito Federal fechou todas as estações e paralisou as atividades hoje (3), a partir das 14hs, por decisão do presidente da estatal, Marcelo Dourado, que afirmou ser extremamente perigoso funcionar com apenas 30% dos trens, conforme determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), após anúncio da greve dos metroviários.

“Com apenas 30%, são oito trens. Se eu permitisse esse funcionamento, seria um quebra-quebra, um caos, uma tragédia. Além disso, o tempo de espera entre um trem e outro, que é de 3 a 5 minutos, passaria para intervalos de 30 minutos”, afirmou Marcelo Dourado.

No início da tarde, o TRT decidiu, em caráter liminar (provisório), que o serviço poderia continuar com pelo menos 30% dos trens em circulação. Marcelo Dourado afirmou que vai entrar com pedido para que o TRT garanta 80% de confirmação de empregados para que a segurança do usuário seja mantida.

Em assembleia, no dia 25 de outubro, o SindMetrô/DF (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal) havia decidido iniciar a greve à zero hora de hoje. Segundo informações publicadas no site do sindicato, entre os motivos da paralisação estão o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (incluindo a correção salarial da categoria a partir de outubro), assinado no início deste ano; a não convocação dos aprovados no concurso feito em 2014; e o excesso de funcionários comissionados na empresa.

Em relação às reivindicações dos metroviários, Marcelo Dourado afirmou compreender e concordar com os dois primeiros pontos: a correção salarial e a convocação de concursados: “Nós consideramos justo, mas não podemos fazer nada, pois entra na Lei de Responsabilidade Fiscal”. Quanto à terceira demanda, sobre o excesso de comissionados, Marcelo afirmou ser uma inverdade: “Temos 1.069 empregados. Dos 114 cargos comissionados, apenas 53 são de livre provimento, o que resulta em 46,5%. Para mim, as reivindicações são de caráter político”.

Até 14h de hoje, o embarque no Metrô só era permitido em 12 das 24 estações. Nas demais, os passageiros só podiam desembarcar. No início da tarde, após a decisão da justiça do trabalho, todos os serviços foram suspensos. Há a expectativa de que amanhã à tarde ocorra uma audiência de conciliação no TRT.

No início da tarde de hoje, era grande o número de usuários que chegavam à estação da rodoviária do Plano Piloto e se deparavam com os portões fechados. Ludmila Borges, enfermeira, 26 anos e usuária do metrô, contou que, pela manhã, apesar das dificuldades, havia conseguido usar o Metrô. “Cheguei agora e fiquei sabendo que foi suspenso [o serviço] por tempo indeterminado. Vou ter que pegar um ônibus que demora mais e nem sei a que horas vai passar”, disse.

A reportagem da Agência Brasil tentou contato com representantes do SindMetrô/DF por e-mail, telefone e na sede da entidade, porém não obteve resposta. No site, o sindicato afirma que “enquanto o governo alega que falta dinheiro para o pagamento dos reajustes de empregados públicos e servidores, convocação de concursados e busca até o aumento de tarifas e impostos em razão disso, não falta dinheiro para a celebração de contratos de terceirização e [contratação] comissionados”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário