one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente francês Francois Hollande durante abertura da COP 21, em Paris

Imagem: Eric Ferferberg/Pool/EPA/Lusa ©

Compartilhar:

Hollande fala em justiça climática ao convocar governantes a buscarem acordo

Criado em 30/11/15 15h00 e atualizado em 30/11/15 15h22
Por Da Agência Brasil Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

O presidente francês François Hollande evocou o conceito de “justiça climática” ao abrir hoje (30) oficialmente, como anfitrião, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21), em Paris.

Ele disse ser inaceitável cobrar mais empenho de países pobres que emitem menos gases de efeito estufa.

“Como aceitar que os países mais pobres, os mais miseráveis, que emitem menos gases, sejam os mais afetados [pelas mudanças climáticas]?”, indagou Hollande, seguindo com uma convocação aos 150 líderes mundiais reunidos na conferência: “É em nome da justiça climática que eu me dirijo a vocês. É em nome da justiça climática que devemos agir”.

Hollande disse que é preciso o mundo voltar os olhos para a ameaça que o aumento da temperatura impõe ao equilíbrio do planeta. “Anunciam-se conflitos, tempestades que provocam migrações, que, por sua vez, lançam mais refugiados nas ruas. Os governantes podem não ser mais capazes de satisfazer as necessidades vitais de sua população, que passa pelo risco da fome, do êxodo rural ou confrontos, para acessar um recurso cada vez mais escasso que é a água”.

O presidente francês disse que são três as condições que os chefes de Estado e negociadores precisam ter em mente ao longo das próximas duas semanas. Em primeiro lugar, é preciso definir um caminho para conter o aquecimento global abaixo de 2° graus Celsius (ºC) ou pelo menos 1,5 ° C. Em segundo, é que os países pensem em uma resposta única para os desafios que impõem as mudanças climáticas, sem esquecer os mais vulneráveis, como as ilhas que estão sob a ameaça de desaparecer com a subida do nível dos oceanos. E a terceira condição a ser seguida, segundo Hollande, é que o acordo busque a pluralidade, ouvindo a sociedade, os movimentos sociais e que também envolva as empresas e os agentes financeiros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário