one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministro vai acompanhar ações de socorro após desastre em Mariana

Criado em 05/11/15 21h29 e atualizado em 05/11/15 21h56
Por Maiana Diniz Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Integração Nacional divulgou nota em que informa que o ministro Gilberto Occhi e técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil viajam nesta sexta-feira (6) para Minas Gerais para acompanhar as ações de socorro e assistência às vitimas do rompimento da barragem de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG).

A barragem, pertencente à mineradora Samarco, rompeu hoje por volta das 16h30 e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

A nota do ministério também informa que as unidades do Exército Brasileiro próximas ao local do acidente, localizadas nos municípios de São João Del Rei e Belo Horizonte, estão de sobreaviso para auxiliar na busca de sobreviventes. “A Defesa Civil Nacional está em contato permanente com o governo do estado e, havendo necessidade, os recursos federais serão utilizados”.

O governo de Minas Gerais também divulgou nota em que diz que o governador Fernando Pimentel recebeu a informação do rompimento da barragem “com consternação” e determinou que a Defesa Civil e outros órgãos competentes enviem “todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito.” Além disso, quatro helicópteros foram enviados para a região com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres.

Segundo a nota, o governador está em contato com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. Ele também conversou esta tarde com o ministro Gilberto Occhi e também vai amanhã para a região para acompanhar os trabalhos em Bento Rodrigues pela manhã. “As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão rigorosamente apuradas”, informa a nota.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário