one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A mostra conta com painéis fotográficos que contam os embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo

Imagem:

Compartilhar:

País comemora dez anos de iniciativa para controle do tabaco

Criado em 05/11/15 14h53 e atualizado em 05/11/15 15h08
Por Marieta Cazarré Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Há dez anos o Brasil entrava na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, criada para conter a epidemia mundial do tabagismo. Neste período, o país registrou importante redução no número de fumantes, principalmente entre homens jovens e com menor escolaridade. O número de fumantes masculinos reduziu de 43,3% em 1989 para 18,9% em 2013. Entre as mulheres o índice caiu de 27% para 11% no mesmo período.

“Ser membro da Convenção-Quadro é um desafio, mas temos a certeza de que essas diretrizes são fundamentais para avançarmos na qualidade de vida e longevidade da população”, disse hoje (5) o ministro da Saúde, Marcelo Castro, que participou da cerimônia em comemoração à data, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília

Segundo estudo recente feito pelo Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil se destacou positivamente no que se refere à redução do tabagismo entre homens com menos anos de instrução formal.

Na maioria dos países, esta redução é menor entre as pessoas com menor escolaridade, por diversas razões, como uma maior dificuldade de acesso a informações e tratamento. Mas a tendência não se confirma no Brasil, pelo menos entre os homens.

O estudo apontou outra evolução positiva na população masculina: o aumento no número de homens com menos de 25 anos que pararam de fumar (24,8% em 2008 para 32,6% em 2013) foi muito maior do que entre os homens com mais de 25 anos (52,9% para 55,1%). “No mundo inteiro o Brasil é referência pelo êxito nas políticas de combate ao tabagismo. A redução do número de fumantes, quando já tivemos quase 40% de fumantes no país, é uma vitória que devemos comemorar, mas ao mesmo tempo nos deixa alertas para continuar na luta. disse o ministro da Saúde.

O tabagismo continua a ser um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, de acordo com o estudo do Inca. Em 2011, o tabagismo foi responsável por 147 mil óbitos, 157,1 mil infartos agudos do miocárdio, 75,6 mil acidentes vasculares cerebrais e 63,7 mil diagnósticos de câncer.

Segundo dados divulgados pelo Inca, o número de fumantes masculinos reduziu de 43,3% em 1989 para 18,9% em 2013. Entre as mulheres o índice caiu de 27% para 11% no mesmo período.

A convenção foi o primeiro tratado internacional de saúde pública sobre tabaco, adotada pela Assembleia Mundial da Saúde em 21 de maio de 2003. Já foi ratificada por 180 países e, no Brasil, ela é usada como mapa da Política Nacional de Controle do Tabaco (PNCT).

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário