one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

PF faz operações contra tráfico de drogas e comércio ilegal de pedras preciosas

Criado em 26/11/15 09h34 e atualizado em 26/11/15 09h51
Por Dayana Vítor Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) realiza hoje (26) a Operação Patente para reprimir o tráfico de entorpecentes em São Paulo e nas cidades baianas de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Jequié e Salvador. Outra operação, chamada Soldner, ocorre em Goiás, Minas Gerais, no Distrito Federal, em São Paulo, no Pará, em Pernambuco e no Tocantins, com o objetivo de desarticular organização criminosa que atuava no comércio ilegal e na exportação massiva de minérios e pedras preciosas.

Na Bahia, a PF conta com a apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado e da Secretaria de Segurança Pública do estado.

A ação cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão, com o objetivo de apreender drogas, armas, dinheiro, veículos e imóveis, frutos do comércio ilícito feito pela organização criminosa.

Até o começo desta manhã, a operação já havia prendido dez integrantes do grupo. “Estimamos, por baixo, que só nos últimos dois anos a quadrilha movimentou cerca de R$ 20 milhões. A droga vinha de estados como São Paulo e outros locais de fronteira, como Foz do Iguaçu, e era comercializada em várias cidades baianas, afirmou o delegado que comanda a ação, Mário Lima.

Já a operação Soldner conta com o apoio de cerca de 200 policiais federais, de várias partes do Brasil, para o cumprimento de cerca de 58 medidas judiciais, sendo dez mandados de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e 29 conduções coercitivas nos estados de Goiás, Minas Gerais, no Distrito Federal, em São Paulo, no Pará, em Pernambuco e no Tocantins.

A PF estima que a movimentação do grupo durante a investigação foi R$ 500 milhões. Os investigadores descobriram que a organização é formada por duas células - uma trabalha na comercialização ilegal de pedras preciosas e composta, em sua maioria, por empresários do ramo e pequenos comerciantes de joias. O minério e as pedras preciosas seguiam uma rota que passava por Portugal, pela Bélgica e por Israel, tendo como destino Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A outra célula é integrada por autônomos e pequenos empresários que comercializariam, mediante fraude, títulos da dívida pública e moeda estrangeira, em transações financeiras envolvendo bancos venezuelanos. Os investigadores suspeitam que a movimentação com moedas e títulos estaria vinculada aos processos de lavagem de dinheiro do grupo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário