one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio quer reintegrar jovens infratores por meio de iniciativa educacional

Criado em 04/11/15 20h51 e atualizado em 04/11/15 21h21
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Uma iniciativa educacional que mescla o ensino tradicional e o lúdico será testada no Rio de Janeiro para capacitar e reintegrar ao mercado de trabalho 25 adolescentes de 14 a 18 anos que cometeram atos infracionais e estão em liberdade assistida.

O projeto piloto Educação na Medida é uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), o Ministério Público Estadual, a prefeitura do Rio, o Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) e a organização Circo Crescer e Viver, por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

Além de oficinas de informática, direitos dos cidadãos, responsabilidade social, empreendedorismo, políticas públicas e meio ambiente, haverá práticas circenses e passeios a centros culturais e parques.  Para uma das idealizadoras do projeto, a procuradora do trabalho Dulce Martini Torzecki, a inserção do circo como atividade lúdica poderá ser muito positiva no acolhimento e inclusão dos menores infratores.

“As artes circenses podem trabalhar as outras inteligências e a questão da auto-estima. Esses jovens já têm na rua vários atrativos, e se não buscarmos uma forma eficaz de resgate, talvez os percamos de vista de novo”, disse ela. “O objetivo, quase um sonho é fazer com que esses adolescentes escolhidos sintam-se cidadãos, indivíduos em igual condições de outros jovens", concluiu ao afirmar que o Poder Público precisa se antecipar às medidas paliativas e construir alternativas aos presídios.

O curso tem duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis meses, e cada aluno terá uma bolsa mensal de R$ 400. Os adolescentes foram indicados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e hoje são acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) Simone de Beauvoir, que atende a região da Mangueira e proximidades, zona norte da capital fluminense.

O centro é responsável pelo atendimento de 20% dos adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida no município. A ideia é que, posteriormente, o projeto atenda mais jovens e seja levado a outras comunidades. Com base no perfil dos adolescentes, os assistentes sociais selecionaram dez meninos para participar das atividades circenses. Quinze alunos farão o curso formal.

Outra compartida do projeto é o fortalecimento dos vínculos familiares, com reuniões mensais dos responsáveis pelos jovens com uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Assistência Social. Após seis meses, será oferecido um curso de aprendizagem e vínculo empregatício para todos os alunos em uma empresa, com carteira assinada.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro e vice-prefeito, Adilson Pires, o grande salto do projeto são as parcerias e o foco na educação, priorizando a cultura e o lúdico. “Essas parcerias do bem podem estimular outros agentes públicos e a própria prefeitura a ingressar em projetos como esse”, disse, ao revelar que o custo de capacitar e encaminhar para o mercado de trabalho é muito menor de encarcerar pessoas.

Segundo ele, no Rio há mais de 1.050 adolescentes cumprindo medidas sócio-educativas, e a atuação dos Creas está longe das necessidades desse público. “Há necessidade de mais recursos para essas políticas públicas. Cada menino é uma história de vida e é nossa responsabilidade”, completou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário