one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rossetto reafirma compromisso do governo com catadores de material reciclável

Criado em 30/11/15 16h25 e atualizado em 30/11/15 16h25
Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, participou hoje (30) da abertura da 6ª Expo Catadores, feira de negócios e debates organizada pelo Movimento Nacional dos Catadores e Materiais Recicláveis (MNCR) e pela Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat), no Palácio das Convenções do Anhembi, zona norte da capital paulista. A feira segue até o dia 2 e espera receber três mil catadores e outros atores da cadeia produtiva dos resíduos recicláveis, além de representantes de 14 países da América Latina e Caribe.

Rossetto reafirmou o compromisso do governo de continuar construindo acordos positivos com movimentos sociais como o de catadores. “Graças ao esforço das lideranças, vocês hoje representam mais de 100 mil trabalhadores organizados nas diversas cooperativas e trazem dignidade ao trabalho de vocês, além da mensagem da importância da preservação ambiental”. Segundo o ministro, a presença dele no evento significa a renovação do apoio do governo ao setor.

Para um dos coordenadores do MNCR Roberto Rocha, a feira é um momento de celebrar as conquistas do último ano e de colocar em pauta os novos desafios do setor. “Uma das principais reivindicações é a de termos mais catadores fora dos lixões, programas de coleta seletiva pagos pelas prefeituras a e a não incineração do material”. Segundo ele, pelo menos metade dos 800 mil catadores de material reciclável em todo o país ainda trabalham nos lixões.

Existem atualmente 15 mil cooperativas no país, número que, segundo Rocha, precisa ser muito maior. Além disso, de acordo com o coordenador, são necessários mais investimentos para melhorar o trabalho das organizações. “Entre as melhorias necessárias para as cooperativas estão o melhor relacionamento das prefeituras com essas entidades, que devem ser um braço da administração pública. É preciso que enxerguem as cooperativas como uma prestadora de serviço importante para os municípios”, avaliou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário