one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar:

Temperatura do planeta está 1 grau acima do nível da 2ª metade do século 19

Criado em 09/11/15 15h43 e atualizado em 09/11/15 16h03
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

As temperaturas médias globais na superfície terrestre em 2015 vão superar, pela primeira vez, em um grau Celsius (°C) os níveis verificados na era pré-industrial, segundo uma previsão do Instituto Meteorológico britânico (Met Office) divulgada hoje (9).

De acordo com a entidade, dados recolhidos entre janeiro e setembro deste ano estimam temperatura média global superior em 1,02°C aos valores registrados no período pré-industrial (1850-1900).

Se as temperaturas permanecerem como previsto, 2015 será o primeiro ano a transpor este limite. “Isto representa um importante indicador de como o aquecimento do planeta continua devido à influência humana”, disse em comunicado o Met Office.

Para Stephen Belcher, diretor do Met Office Hadley Centre, fenômenos naturais que atingem o planeta também contribuem. “Vimos um forte El Niño [fenómeno climático cíclico] este ano no Pacífico e isso terá algum impacto sobre a temperatura global”, disse o especialista.

“Tivemos fenômenos naturais semelhantes no passado, mas esta é a primeira vez que vamos atingir a meta de um grau Celsius. É claro que a influência humana está levando nosso atual clima para um território desconhecido”, acrescentou Stephen Belcher.

A informação do Met Office foi divulgada a menos de um mês da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), que começa em 30 de novembro e vai até 11 de dezembro, em Paris. O objetivo da conferência é conseguir um acordo internacional que limite as emissões de gases de efeito estufa para conter o aumento da temperatura global em dois graus Celsius durante este século.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário