one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

UnB: tremor em Tarauacá foi consequência de sismo maior de terça-feira

Criado em 26/11/15 11h03 e atualizado em 26/11/15 11h21
Por Dayana Vítor Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O tremor de 6,4 na escala Richter, registrado hoje (26) no município de Tarauacá (AC), foi um pós-abalo sísmico, espécie de consequência dos tremores da última terça-feira (24) que ocorreram no Leste do Peru, próximo da fronteira com o Acre. A informação é do professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand. A unidade acompanhou os fenômenos desta semana.

Segundo Sand, os tremores são comuns na região, mas com frequência e magnitude menores.

“A terra está em constante movimento, por isso as placas tectônicas mergulham uma sobre a outra, provocando, algumas vezes, tremores. A região entre o Leste do Peru e um pedaço do Acre está sob influência da Placa Sul-Americana e da Placa Nazca, por isso cidades da área podem sentir os abalos sísmicos”, afirmou o professor.

Hoje (26) e ontem, o Observatório Sismológico da UnB também registrou tremores menores que 6 na escala Richter. Na última terça-feira (24), um sismo de magnitude 7,4 ocorreu na fronteira entre o Peru e o Brasil. Moradores de cidades do Acre, como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus, sentiram os tremores. Os abalos também foram sentidos em Rondônia e Manaus. Esse tremor, de acordo com George Sand, ainda tem energia a ser liberada, o que pode provocar sismos menores que não são sentidos pela população.

Os tremores de terça-feira (24) foram registrados pelo Centro Geológico dos Estados Unidos e pelo Observatório Sismológico da UnB. O primeiro registrou abalo de 7,5 na escala Richter e o segundo, de 7,4. Segundo o professor, os índices registrados pela UnB podem ser mais exatos pelo fato de o observatório ter estações de medição próximas das regiões onde ocorreram os tremores, em Cruzeiro do Sul (AC) e Extrema (RO).

Tags:  Tarauacá, Acre, tremor, UnB
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário