one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Usina de Teles Pires inicia operação comercial

Criado em 06/11/15 14h47 e atualizado em 06/11/15 17h00
Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou hoje (6) que a Usina Hidrelétrica de Teles Pires está apta para operar comercialmente a partir de amanhã (7). Ainda falta a autorização oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A usina fica nas proximidades das cidades de Paranaíta, em Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará. Quando finalizada, a usina terá capacidade instalada de 1.820 megawatts (MW), gerados a partir de cinco turbinas, cada uma com capacidade de 364 MW. É a maior usina do Complexo Teles Pires, formado por seis hidrelétricas.

“O teste já foi encerrado e já está entrando a comercialização da primeira máquina. Acabei de receber a confirmação do ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico] que está tudo ok. Tudo bacaninha hoje”, disse o ministro no início da tarde de hoje (5). “A partir de amanhã [caso o empreendimento tenha autorização da Aneel], entra em comercialização. Será a geração plena da primeira máquina”, acrescentou o ministro.

Após a declaração do ministro, o secretário executivo do ministério, Luiz Eduardo Barata, explicou, durante coletiva de imprensa, que a operação comercial ainda depende de uma formalidade da Aneel, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Nesta madrugada foi concluído o teste de 96 horas contínuas com a primeira máquina geradora. Com isso, estará pronta para entrar em operação comercial assim que receber a autorização formal da Aneel. O ONS emitiu hoje documento de conclusão dos testes para Aneel dar início amanhã”.

Segundo o ministro Eduardo Braga, a geração efetiva será, por enquanto, a metade da capacidade já que o nível da água no reservatório ainda está baixo. “Portanto o fator de capacidade deve estar na ordem de 50%, 55%, gerando por volta de 180 MW ou 190 MW”. O escoamento completo da usina está previsto para dezembro, com a interligação das linhas de transmissão à subestação Ribeirãozinho (MT).

*Matéria atualizada às 16h12 para acréscimo de informação

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário