one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cidade de São Paulo registra o novembro mais chuvoso dos últimos 21 anos

Criado em 01/12/15 15h11 e atualizado em 01/12/15 15h15
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O volume de chuva registrado em novembro na cidade de São Paulo atingiu quase o dobro da média esperada para o período, alcançando 249,5 milímetros (mm), 93% acima do previsto e o mais elevado desde 1995, conforme medição do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE). De acordo com a CGE, choveu em 25 dos 30 dias do mês.

chuva em São Paulo

De acordo com a CGE, choveu durante 25 dos 30 dias de novembroArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Aos poucos, a chuva começa a ficar gradativamente mais regular e mais intensa com a aproximação do verão, que é a estação mais chuvosa do ano“, afirmou, por meio de nota, Michael Pantera, meteorologista do CGE.

Michael Pantera adiantou que, neste verão, o fenômeno El Niño "será rigoroso". "Por isso, espera-se aumento moderado nas temperaturas, que, associado à umidade proveniente do oceano, gera condição para temporais no fim das tardes.”

Em novembro, a média das temperaturas máximas alcançou 26,9º C, ligeiramente superior à estimada, que era de 26,5º C. Em sentido oposto, a mínima oscilou 18,6º C acima da média histórica (17,5º C).

No período, a temperatura mais elevada foi registrada no dia 11, no Bairro Cidade Ademar, zona sul da cidade. A menor temperatura (14,1º C) foi verificada ontem (30) na região de Pirituba/Jaraguá, na zona norte.

Em relação aos índices de umidade do ar, o CGE informou que prevaleceram marcas em níveis adequados à saúde da população, ou seja, acima dos 60%. Para os próximos dias, o órgão prevê o retorno do sol, com calor e pancadas de chuva à tarde.

De acordo com a previsão, amanhã (2) o dia deve começar com nebulosidade. Em seguida, o sol aparece, elevando a temperatura, que estará oscilando entre 18ºC e 27ºC. A previsão é de chuva rápida e isolada. A quinta-feira (3) deverá ser ensolarada, com variação de 19º e 29ºC. A umidade relativa do ar deve atingir 50% durante as horas mais quentes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário