one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dia de luta contra aids tem teste rápido e distribuição de preservativos no Masp

Criado em 01/12/15 15h01 e atualizado em 01/12/15 15h02
Por Fernanda Cruz Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, os paulistanos puderam fazer testes rápidos para detecção do vírus HIV e receber orientações sobre como prevenir a doença. A ação de hoje (1°) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e acontece no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, contou também com a distribuição de 5 mil preservativos, feita por drag queens.

Drag queens distribuem camisinhas no vão livre do Masp, no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Drag queens distribuem camisinhas no vão livre do Masp, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No local, os paulistanos também puderam fazer teses rápidos de detecção do HIVImagem de Arquivo/Agência Brasil

Cristina Raposo, coordenadora da ONG AHF Brasil, que defende a ampliação dos diagnósticos de HIV, explica que o teste rápido é feito com saliva, a partir de coleta feita com um cotonete. O resultado sai em 15 minutos. A coleta de material para os testes começou às 9h e vai até as 21h. A expectativa é que sejam feitos mil exames hoje.

“As pessoas têm medo de saber o diagnóstico e têm medo de saber como vão ser recebidas pela família, pelos amigos. O preconceito é enorme porque falta conhecimento. As pessoas acreditam que ter aids é sinônimo de morrer imediatamente. O preconceito faz com que você se afaste do esclarecimento”, disse Cristina.

O Esquadrão das Drags, grupo de drag queens que faz trabalho de prevenção à aids, ajudou a chamar a atenção, durante a distribuição de camisinhas. Dindry Buck falou sobre a importância da realização do exame. “Quanto mais as pessoas se conscientizarem da importância do teste rápido, mais pessoas vão se cuidar. Com isso, é possível negativar a carga viral e não transmitir para outras pessoas”, disse. “Sexo é bom, a gente deve praticar, mas se tiver camisinha, melhor ainda”, acrescentou.

A drag Sissi Girl lembra que pessoas que fizeram sexo sem usar preservativo devem procurar postos de saúde, pois é possível receber um tratamento, que protege o paciente por 28 dias. “Assim, o vírus pode não se proliferar no organismo e você não se tornar soro positivo”, disse ela.

“É importante dizer que o Brasil é um dos poucos países do mundo que disponibiliza o tratamento de graça. Se você sabe que você é HIV positivo, você pode imediatamente começar o tratamento. Isso é importante, porque você diminui a circulação de vírus no organismo e automaticamente tem uma qualidade de vida melhor”, disse Cristina Raposo.

O evento faz parte da campanha Fique Sabendo, que desde o dia 25 de novembro distribuiu testes gratuitos de Aids para 568 municípios do estado. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário