one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Maria Martha/ Cobertura Colaborativa do Emergências

Compartilhar:

Emergências: A crise não é dos refugiados

Criado em 10/12/15 21h25 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Maria Martha* Fonte:Emergências

Antes de entrar em qualquer discussão sobre os refugiados nos tempos atuais, a mesa “Fronteiras do século XXI e a crise migratória” tratou de desfazer alguns mitos em parte cristalizados pelo olhar excessivamente europeu e norte-americano da política e da mídia ao discutir o assunto. Foi com estes esclarecimentos que Gabriel Godoy, oficial de Proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no Brasil, iniciou o encontro nesta quarta (9), na Fundição Progresso. Ele lembrou que, ao contrário do que muitos pensam, os países desenvolvidos não são os maiores receptores dos refugiados, mas sim territórios como a Líbia, Turquia e Jordânia.

Aos números: são cerca de 60 milhões de pessoas em deslocamento, a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial. Mais da metade dos refugiados são provenientes de apenas três países: Síria, Afeganistão e Somália. No entanto, a crise não está apenas do outro lado do Atlântico: a violência relacionada ao tráfico de drogas na Colômbia, iniciada há mais de 20 anos, produziu um fluxo de 6 milhões de deslocados internos, com mais de 300 mil pessoas expulsas de suas fronteiras.

Como sempre, os relatos dos refugiados conseguem dar uma noção mais real da maneira como a crise é vivenciada por seus protagonistas. Sem discursos vitimistas, Maha Mamo, refugiada apátrida no Brasil; Nuradin Abdi, refugiado somali na Inglaterra; e a dominicana Génesis Aquino, refugiada nos Estados Unidos, contaram suas experiências. Maha expôs todas as contradições de seu percurso desde a saída de sua terra natal à chegada ao Brasil “Sou nascida no Líbano, filha de pais sírios. Mas, ao contrário daqui, isso não é suficiente para ter nacionalidade local. No Líbano, não tinha direito de estudar nem de trabalhar. Tentei países do mundo inteiro, mas apenas o Brasil me acolheu. Tenho carteira de trabalho e CPF. Mas sou apátrida. Estudo e trabalho para comprar casa, carro, casar. Mas eu não posso. Porque para isso não existo”.

A República Dominicana enfrenta atualmente uma séria situação de apartheid, xenofobia e crise migratória que, pelo tamanho do país, não tem visibilidade compatível com sua gravidade. “Continuamos com o mesmo governo de elite desde a década de 1930. Mas agora o racismo e a xenofobia estão institucionalizados no país”, disse Génesis Aquino. Ela relatou que mudanças nas leis migratórias (2004) e na Constituição (2010) aprofundaram o preconceito, prejudicando também os haitianos que migram para o território vizinho: “Em 2013 tudo piorou. A Justiça desnacionalizou pessoas nascidas de quatro ou cinco gerações dominicanas anteriores. Isso gerou mais de 500 mil apátridas”. Em 2014, com a ajuda da ONU, a medida foi revogada, o que fez com que mais de 300 mil ex-cidadãos dominicanos tivessem que novamente solicitar sua nacionalidade. As concessões foram insuficientes e atualmente milhares de indocumentados são parados pela polícia nas ruas e impedidos de trabalhar e estudar.

“Eu sou um terrorista, um pirata, um gângster, um traficante”. Essas foram as identidades que o refúgio na Inglaterra tentou aferir ao somali Nuradin Abdi. Ele fugiu da guerra em seu país com apenas 8 anos de idade, no início dos anos 1990. Lá encontrou um ambiente hostil amenizado por redes de solidariedade: “Foi um choque. O tempo era diferente, o ritmo de vida mais rápido, a comida horrível. Por que Inglaterra? Porque meus familiares foram convidados para o país nos anos 50, para ajudar a reconstruí-lo após a Segunda Guerra Mundial. Sofri preconceito religioso e de raça. Meu refúgio foi o futebol. Ele me ajudou a lidar com o trauma, a escapar da criminalidade e a fazer novos amigos. Salvou minha vida”. Nuradin conta que a situação piorou substancialmente no país após o 11 de setembro de 2001. Ele chegou a ser preso, em um protesto contra a guerra do Iraque. Convidado internacional do Emergências, Nuradin se solidarizou com a população negra brasileira, que enfrenta dificuldades semelhantes em um contexto diferente do seu. “Entendo a situação de vocês. São sobreviventes que foram retirados compulsoriamente da África. Mas são fortes, porque vocês sobreviveram, assim como seus ancestrais. A história é escrita pelos vencedores, a partir de uma perspectiva eurocêntrica. Mas nós estamos aqui e estaremos sempre. Porque eu não sou gângster, não sou traficante, não sou pirata, nem terrorista”, concluiu.

Crise de refugiados? Não!

Aline Thuller, coordenadora do Programa de Atendimento a Refugiados da Cáritas do Rio de Janeiro, instituição ligada à Igreja Católica e principal responsável pelo acolhimento dos refugiados no Brasil, deu um panorama geral sobre a questão no país. E reclassificou taxativamente a crise: “A crise não é de refugiados. É humana, é do mundo, que está doente e coloca o dinheiro acima de tudo”. Segundo números de setembro de 2015, o Brasil abriga 21.130 refugiados, sendo que 12.600 ainda são solicitantes da condição. O Rio é o maior receptor e Angola o maior emissor; em seguida vêm República Democrática do Congo, Colômbia, Libéria e Síria. Entre as funções da instituição, estão o acolhimento, proteção legal (orientando os recém-chegados sobre seus direitos e deveres) e integração local (aulas de português, busca por políticas públicas, por trabalho…)

Aline relatou alguns fatos pitorescos, resultado do desconhecimento sobre a condição do refugiado: “Já recebemos ligações de empresários querendo contratar negros para carregar peso, com a ideia de que são fortes e adequados para este tipo de trabalho”. Uma perspectiva antropológica “Casa Grande & Senzala” que sobrevive no século XXI.

 

* Cobertura Colaborativa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário