one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Amazonas cria comitê para monitorar casos de microcefalia no estado

Criado em 01/12/15 19h27 e atualizado em 01/12/15 19h37
Por Bianca Paiva Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas criou um comitê para monitorar e prevenir os casos de microcefalia no estado. A doença, uma malformação no cérebro do bebê ainda na fase uterina, é causada pelo contágio da mãe com o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya. A relação entre o vírus Zika e a doença foi confirmada pelo Ministério da Saúde no último dia 28.

A primeira reunião do grupo ocorreu nessa segunda-feira, quando foi definida uma agenda de trabalho com reuniões semanais. A programação inclui a capacitação de profissionais da rede de saúde - da capital e do interior do estado - para o manejo clínico de pacientes que venham a apresentar sintomas da infecção pelo vírus Zika.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, disse que considera importante que a população seja bem orientada para que haja um reforço no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. "As grávidas também devem fazer o pré-natal de forma correta, buscando acompanhamento médico desde o primeiro mês da gestação", afirmou.

Pedro Elias informou que, até o momento, há apenas um caso de vírus Zika confirmado no Amazonas. “Não está caracterizada, ainda, a circulação do vírus Zika no estado. Mas há toda uma conjuntura que exige que estejamos em alerta e preparados para enfrentar o aumento do número de casos desta infecção”, disse, em matéria divulgada no site do governo do Amazonas.

O estado registra uma média de 3 a 5 casos por ano de microcefalia. Em 2015, já foram três, sem associação com o vírus  Zika.

A preocupação com a microcefalia surgiu após o aumento de casos da doença no Nordeste.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário