one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Número de pacientes do Into tratados em casa aumenta 10%

Criado em 01/12/15 10h38 e atualizado em 01/12/15 10h35
Por Da Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

 

SUS

O Into tem, atualmente, 180 pacientes no serviço de atenção domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS)Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O número de pacientes ortopédicos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) atendidos no serviço de atenção domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou 10% nos primeiros dez meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O Into tem, atualmente, 180 pacientes em atenção domiciliar – o serviço é prioritariamente prestado a pessoas recém-operadas no joelho, quadril, coluna e em decorrência de trauma (fratura), entre outros casos. Este ano, 636 novos pacientes da instituição receberam visitas regulares de equipes formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais do Into em casa. No ano passado inteiro, o serviço beneficiou 672 pacientes do Instituto.

O diretor-geral do Into, João Matheus Guimarães, disse que, por meio do SUS, o hospital tenta liberar mais rapidamente os leitos hospitalares. Há 321 leitos disponíveis para internação de pacientes na unidade. “Quanto menor o tempo de hospitalização, mesmo em casos de cirurgias de alta complexidade como as que realizamos aqui no Into, menor o risco de infecção hospitalar.”

Vantagens

Segundo o coordenador assistencial do Into, Naasson Cavanellas, o serviço de atendimento domiciliar auxilia no processo de recuperação e na consequente liberação de leitos do hospital. O atendimento domiciliar traz diversas vantagens. “Maior tempo junto da família, menor risco de contaminação de germes hospitalares e uma melhor adesão do paciente ao pós-operatório”, destacou Cavanellas. Segundo ele, com esse serviço, o grau de satisfação aumenta e a alta do paciente pode ser dada mais precocemente.

Cirurgias

O coordenador assistencial explicou que, com isso, o número de cirurgias de alta complexidade aumenta. “Existe um esforço em andar com a fila da lista de espera, de atualizar a lista de espera. Nós demos prioridade aos centros de joelho, quadril e coluna. Então, esses centros operam mais. Com isso, a gente tem conseguido melhorar a nossa produção de maneira geral.”

De janeiro a outubro, 7.444 cirurgias foram feitas no instituto, com uma média diária de 50 cirurgias. O número é 56% maior ao do ano passado. Mesmo com a greve ocorrida neste segundo semestre, a instituição manteve a meta acordada com a Justiça Federal de realizar 10,5 mil cirurgias em 2015. No ano passado inteiro, foram 7.560. Das cirurgias realizadas, 38,2% são consideradas de alta complexidade.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário