one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Plano de ação contra Aedes aegypti deve ser concluído amanhã, diz ministro

Criado em 02/12/15 20h51 e atualizado em 02/12/15 21h21
Por Aline Leal Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse hoje (2) que o plano nacional de ação para o controle do vetor da dengue, chikugunya e do vírus Zika deve ser divulgado amanhã pelo governo federal. O documento, construído em parceria entre governos municipais, estaduais e Federal, vai trazer diretrizes unificadas a serem seguidas por todos os estados e municípios para o combate ao mosquito Aedes aegypti e também para o acompanhamento de grávidas e de bebês com microcefalia.

“O plano de ação envolve absolutamente tudo, controle do vetor, mobilização dos outros setores do governo, mobilização da sociedade e também a área social. Ele é integral para o problema do Aedes aegypti, com dengue, chikungunya e zika, inclusive as complicações da microcefalia”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, pouco antes de cerimônia em que o Brasil recebeu certificado da Organização Mundial de Saúde de país livre da rubéola.

Segundo o ministro, dos 646 casos de microcefalia registrados no Pernambuco, cerca de 150 foram confirmados. "Esses casos que publicamos na segunda-feira, esses 1.248 casos [em todo o Brasil] são casos notificados suspeitos, não são comprovados. Então, eles terão que passar por uma bateria de testes, fazer tomografia. Só depois disso será dado o diagnóstico em definitivo. Por enquanto, são casos muito além do esperado epidemiologicamente, mas qualquer que seja o resultado, as medidas que precisaremos tomar não mudarão", disse o ministro, em entrevista a jornalistas depois da cerimônia na Organização Pan-Americana da Saúde em Brasília.

"São vidas, são seres humanos, isso são dramas humanos, familiares, que temos que considerar. Num caso desses o governo tem que fazer tudo que tiver ao seu alcance para evitar que isso venha a acontecer", ressaltou.

O secretário Antônio Nardi disse que, apesar da microcefalia, em geral os bebês estão nascendo sem outras sequelas, como surdez ou cegueira, o que pode acontecer quando a malformação está associada a outras doenças. "As crianças tem nascido bem, chorado alto e com apgar ótimo [índice que avalia as condições dos recém-nascidos], sugando imediatamente. Mas estamos lidando com o novo, e este acompanhamento vai se dar conforme a evolução.”

Marcelo Castro disse que as mulheres devem pensar duas vezes antes de engravidar e que, quem puder, deve colocar telas nas casas, usar repelentes, calças compridas e sapatos fechados. “O mosquito é rasteiro, tem preferência por pernas e pés", acrescentou. “O mosquito tem hábitos diurnos, tem preferência pelo dia, pelas primeiras horas do dia e, também, pelo fim da tarde".

Segundo o ministro, no próximo sábado será lançado um programa estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti em Pernambuco. " O simbolismo disso é tao grande que a presidenta [Dilma Rousseff] irá conosco para o lançamento dessa campanha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário