one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio tem 23 casos de bebês com crânio menor do que o normal desde o começo do ano

Criado em 02/12/15 19h34 e atualizado em 02/12/15 19h35
Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Os dados divulgados hoje (2) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro sobre casos de microcefalia e notificação obrigatória de ocorrências de vírus Zika apontam que o estado teve, desde o começo do ano até o dia primeiro de dezembro, 23 casos de bebês com o crânio menor do que o normal.

Em oito casos, as mães relataram ter tido manchas vermelhas, chamadas de exantemas, pelo corpo durante a gestação, um dos sintomas do Zika. A divulgação semanal dos dados foi anunciada na segunda-feira (30), quando as notificações de microcefalia estavam em 21 casos e de exantema em 75.

Do total de 23 casos, 19 bebês já nasceram e quatro tiveram o diagnóstico ainda na gestação. Com isso, 2015 se iguala ao recorde de 19 casos da má formação registrado em 2013. A notificação de grávidas com exantema se tornou obrigatória no estado no dia 18 de novembro e, desde então, já foram registrados 150 casos. Apenas um teve a confirmação de vírus Zika, porém, sem confirmação de microcefalia no feto.

A SES também solicitou que os municípios notifiquem casos de exantema acompanhados de sinais e sintomas neurológicos agudos, para verificar se há relação entre infecções virais agudas e a Síndrome de Guillain Barré. Já foram registrados dois casos, que estão em investigação. Segundo a secretaria, a doença não é de notificação obrigatória, por isso não existem muitos dados a respeito. Porém, ressalta que há registro de síndromes neurológicas após casos de dengue e Chikungunya desde a década de 1960 e após Zika desde 2007.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES, os dados são consolidados a partir das informações do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Relatório de Emergência em Saúde Pública (Resp), todos do Ministério da Saúde.

O vírus Zika  foi identificado nas Américas apenas no ano passado e é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue. Os sintomas são febre, manchas pelo corpo, coceira, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Mas, por ser uma doença nova, não há muita literatura médica a respeito nem estudos que comprovem a relação da doença em gestantes e o nascimento de bebês com microcefalia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário