X

Digite sua busca e aperte enter


Manifestações na esplanada

Imagem: Fabio Pozzebom / Agência Brasil

Compartilhar:

Acompanhe atos em defesa da democracia nas ruas do país; siga ao vivo

Criado em 18/03/16 15h55 e atualizado em 18/03/16 20h24
Por Portal EBC

Depois de protestos contra o governo, diferentes locais do país recebem manifestações em defesa da democracia e contra o impeachment organizados pela Central Única do Trabalho (CUT) e pela Frente Brasil Popular. 

Clicando aqui, você pode acompanhar as últimas notícias deste dia 18 de março e assistir a cobertura da TV Brasil em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

TV Brasil cobre manifestações ao vivo


 Últimas:

20h12- "Passeata pela democracia" reuniu 70 mil pessoas no centro de Salvador

Terminou por volta das 19h30 a “passeata pela democracia" em Salvador. O ato começou no início da tarde de hoje (18), no Campo Grande, área central da cidade, e seguiu até a Praça Castro Alves. Segundo a Polícia Militar, que acompanhou o movimento, cerca de 70 mil pessoas participaram da manifestação contária ao impeachment e ao juiz Sérgio Moro e “a favor da democracia”.

20h11- Lula defende a democracia e diz que é preciso restabelecer a paz no país

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (18), no manifesto que a Frente Brasil Popular promove na Avenida Paulista contra o impeachment e a favor da democracia, que os brasileiros precisam aprender a conviver com a diversidade. Em discurso, no carro de som posicionado em frente ao Museu de Arte de São Paulo, sob aplausos, ele defendeu a democracia e disse que o tempo que resta ao final do governo Dilma é “suficiente para virar a história do país”.

O ex-presidente destacou a importância de se restabelecer a paz no país e lembrou que perdeu as eleições muitas vezes, mas nunca protestou contra quem ganhou.

19h13- Com ex-ministro e deputados, ato em Brasília se concentra na Esplanada

A manifestação em Brasília contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff está concentrada em frente ao Museu da República, no início da Esplanada dos Ministérios. Políticos como o ex-ministro Gilberto Carvalho e deputados do PT e da base aliada fazem discursos e dividem o carro de som com artistas locais, que apresentam músicas intercaladas com palavras de ordem.

19h10- Manifestantes gritam “não vai ter golpe” em ato contra impeachment na Paulista

Manifestantes reúnem-se na tarde de hoje (18) na Avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo. Muitos estão vestidos de vermelho, com apitos, bexigas e faixas, pedindo a defesa da democracia e também a manutenção da presidenta Dilma Roussef no governo. Os manifestantes gritam "não vai ter golpe" em diversos momentos.

18h50 - Confira fotos das manifestações em diferentes capitais do país

 

18h20 - Manifestantes fazem ato contra o impeachment em Brasília

O ato de hoje ocorre após a nomeação de Lula à Casa Civil, o que gerou uma onda de protestos por todo o país. No mesmo dia, o juiz Federal Sérgio Moro divulgou uma série de conversas telefônicas, grampeadas pela Polícia Federal, que revelam conversas de Lula com a presidenta, ministros e correligionários.

Os episódios, no entanto, não diminuíram a fé dos manifestantes pró-governo em Lula. Pedro de Alcântara, servidor público, 69, disse que veio para a rua defender a democracia e questiona a integridade política da oposição no Congresso. "Acho que temos que defender a democracia e contra o impeachment, que não vai resolver. Quem está errado tem que pagar, mas do lado de lá, sabemos o que eles fazem", disse.

18h10 - Manifestação contra impeachment reúne 50 mil pessoas em Salvador

Representantes de movimentos sociais vieram de cidades do interior do estado para participar do evento. Maria da Graça Brito é remanescente do Quilombo Tabuleiro da Vitória, da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Segundo ela, é importante as mulheres negras estarem "lutando pela democracia".

"Temos uma história de resistência e uma dívida histórica do Brasil conosco. Estamos aqui para mostrar que podemos e sabemos lutar pela democracia, que está sendo ameaçada o tempo todo. Estamos mobilizados para não permitir arbitrariedades e a derrubada de uma mulher eleita democraticamente", afirmou Maria da Graça.

18h - Repórter Brasil recebe conteúdos colaborativos sobre manifestações

 

A telespectadora Cristiane Nepomuceno enviou um vídeo com a concentração do ato pró-governo em João Pessoa, na Paraíba.

Publicado por Repórter Brasil em Sexta, 18 de março de 2016

17h30 - Manifestantes em Fortaleza seguem até a Praça do Ferreira

A manifestação organizada pela Frente Brasil Popular em Fortaleza saiu agora há pouco da concentração e segue pelas ruas do centro da capital. Muitos manifestantes carregam bandeiras vermelhas e faixas com frases de repúdio à tentativa de tirar a presidenta Dilma Rousseff do poder.

Nossa correspondente Edwirges Nogueira está acompanhando o ato na Praça da Bandeira, em Fortaleza. Os participantes vão caminhar até a Praça do Ferreira.

Publicado por Repórter Brasil em Sexta, 18 de março de 2016

17h - Secretário garante tranquilidade a manifestantes pró-Dilma em São Paulo

“Não vai haver nenhum tipo de confronto”, afirmou o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Alexandre Moraes.

A afirmação foi dadad durante entrevista coletiva no fim da manhã. Ele adiantou que foi informado pelas lideranças do movimento que são esperadas entre 100 mil e 200 mil pessoas na manifestação desta sexta-feira, mas que determinou o deslocamento de um efetivo policial e bolsões de segurança semelhantes aos adotados no protesto do dia 13, quando cerca de 1,4 milhão de pessoas, pela contagem da Polícia Militar, fecharam a Avenida Paulista.

16h- Manifestação em apoio a Dilma reúne militantes na Avenida Paulista

Desde o final da manhã de hoje (18), manifestantes favoráveis ao governo se concentram na Avenida Paulista, região central da capital, para o ato de apoio à presidenta Dilma Rousseff. Com bandeiras, banners e cartazes eles ocupam o vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Três carros de som estão nas proximidades, aguardando o início do evento. O tráfego de veículos já está interrompido em parte da via.

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário