one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Antônio Augusto / Câmara dos Deputados

Compartilhar:

Para pesquisadores, projeto de Bolsonaro que criminaliza comunismo reforça extremismo radical

Criado em 24/05/16 19h45 e atualizado em 25/05/16 15h11
Por Luiz Claudio Ferreira e Leandro Melito Edição:Lídia Neves

Pesquisadores e ativistas reagiram, nesta terça-feira (24), contra o projeto de lei de autoria do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) que criminaliza o comunismo e o equipararia ao nazismo, proibindo inclusive o uso da foice e do martelo, símbolos do comunismo, representando a união dos trabalhadores do campo e da cidade. O projeto de lei foi apresentado na segunda (23) na Câmara dos Deputados. Para os pesquisadores, iniciativas como essas são resultados de um conservadorismo histórico e  demonstram como o extremismo radical ganha espaço em períodos de crises institucionais. 

"Esse é um exemplo de quando são utilizados canais democráticos contra a própria democracia. Tem relação com a perpetuação das elites brasileiras e a incapacidade de se lidar com a ideia da cidadania", afirmou o sociólogo Rogério Giugliano. Para o especialista em pensamento pós-colonial, o projeto reforça a intolerância e a incapacidade de diálogo, ainda reflexos da cultura escravocrata. "Sabemos também que esse tipo de ação chega a determinados nichos para tentar obter ecos políticos e midiáticos", afirmou.

Um público definido, com ideais radicais e extremistas, seria o alvo deste tipo de proposição, na visão da pesquisadora em comunicação Úrsula Diesel. "Os conceitos que ele [o projeto de lei] traz implementam ideias e falas para serem reverberadas, sem contrapontos ou reflexões, para os grupos a que se destinam. São discursos de insuflam o ódio e prejudicam muito a pluralidade de vozes", afirma a professora.

"Nenhum país é mais anticomunista"

O ativista e pesquisador José Luiz Del Royo, comunista histórico, lamentou a proposição e lembrou que a intolerância com o comunismo marca a história da política brasileira. "O Partido Comunista (PCB) passou 63 anos na clandestinidade. Podemos dizer que não existe nenhum país mais anticomunista do que o Brasil. Nenhum país do mundo deixou tanto tempo o comunismo na ilegalidade". Del Royo acrescenta que proposições como essa retratam a cultura de um país que massacrou a memória dos escravos e diversas tentativas de luta de classes. "Durante a ditadura, por exemplo, com o crescimento do comunismo, o partido foi cassado por conta da maior representatividade que passou a ter". 

"É uma provocação"

A presidente do PC do B, deputada federal Luciana Santos (PCdoB/PE), entende que o projeto se trata de uma "provocação" e deve ser ignorado, pois não terá força para ser aprovado pela Câmara. "São ideias reacionárias, retrógradas, que a história enterrou. São argumentos sem fundamentos de pessoas que chegaram a defender a tortura, o autoritarismo e o Golpe Militar. Um governo golpista como o do Temer só pode ter como aliado uma pessoa como essa que, na prática, quer criminalizar os movimentos e inviabilizar a liberdade de expressão", afirmou a parlamentar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário