one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff recebe a presidenta Cristina Kirchner na chegada da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados

Imagem:

Compartilhar:

Dilma e Cristina se reúnem e falam de comércio, investimentos, Paraguai, Venezuela e mineradora Vale

Criado em 26/04/13 07h56 e atualizado em 26/04/13 10h40
Por Monica Yanakiew Edição:Aécio Amado Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Cúpula do Mercosul Dilma Cristina
As presidentas também falaram do novo acordo automotivo (o antigo vence em junho.(Wilson Dias/Agência Brasil)

Buenos Aires – A presidenta Dilma Rousseff e a colega argentina, Cristina Kirchner, se reuniram nessa quinta-feira (25) em Buenos Aires. Durante a reunião que durou quase oito horas, elas trataram de diversos assuntos de interesse dos dois países. A questão envolvendo a mineradora brasileira Vale também esteve na pauta da conversa. A empresa suspendeu o projeto Rio Colorado, de exploração de potássio na província de Mendoza, contrariando o governo local. Após o encontro, Dilma Rousseff, disse que "a Vale vai encontrar o caminho para construir um acordo com as autoridades argentinas”.

A empresa já investiu cerca de US$ 2,2 bilhões na mina, mas alega que não pode continuar arcando com os custos do projeto, que quase dobraram por causa da inflação e da depreciação do peso argentino. O Ministério do Trabalho da Argentina iniciou um processo de mediação, entre a empresa e os 11 mil trabalhadores que – pelo menos até o dia 29 de maio – não podem ser demitidos. As autoridades argentinas ameaçaram retirar a concessão da Vale, para explorar a mina.

As presidentas também falaram do novo acordo automotivo (o antigo vence em junho) e dos obstáculos às importações impostos pelo governo argentino a partir de 2012, que tiveram um impacto na balança comercial entre os dois países: no primeiro trimestre deste ano o Brasil registrou um déficit de US$ 80 milhões.

Dilma e Cristina defenderam a integração das economias brasileira e argentina como melhor forma para enfrentar a crise internacional. Mas não deram detalhes do que foi discutido sobre o assunto. As equipes técnicas dos dois países vão continuar a reunião na terça-feira (30), em Montevidéu. Em junho, os presidentes do Mercosul vão se reunir no Uruguai, mas o Paraguai continuará ausente. O país foi suspenso do Mercosul em junho passado, depois da destituição do presidente Fernando Lugo, um ano antes do final do mandato. O Brasil, a Argentina e o Uruguai questionaram o impeachment relâmpago, que Lugo chamou de “golpe parlamentar”.

Enquanto o Paraguai estava sem voz nem voto, os outros três sócios fundadores do bloco regional incluíram a Venezuela como membro pleno – uma decisão tomada à revelia do Congresso paraguaio, que vetou a entrada dos venezuelanos. Caberá ao presidente eleito, Horacio Cartes, tentar resolver o impasse quando assumir o governo, no dia 15 de agosto.

Dilma e Cristina defenderam a decisão tomada pelo Mercosul, em junho, e também a posição adotada pelos 12 membros de União de Nações Sul-Americanas (Unasul) de apoio a Nicolás Maduro, eleito presidente da Venezuela no último dia 14.

No final do encontro, Dilma manifestou a admiração pelo ator argentino Ricardo Darin, protagonista do filme O Segredo de Seus Olhos, que ganhou o Oscar de filme estrangeiro em 2010.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário