one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Local do acidente com césio-137, em Goiânia

Imagem:

Compartilhar:

Manual de comunicação em emergências radiológicas é lançado pela Eletronuclear

Criado em 24/04/13 16h40 e atualizado em 24/04/13 16h54
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Eletrobras Eletronuclear lançou hoje (24) o Manual de Comunicação com o Público em uma Emergência Nuclear ou Radiológica, fruto de uma tradução da cartilha proposta pela Agência Internacional de Energia Atômica. O lançamento ocorreu no 4º Seminário Internacional de Energia Nuclear.

O assessor da presidência da estatal Leonam dos Santos Guimarães afirmou que a principal orientação do manual é a necessidade de transparência e clareza nessas situações, que podem evitar prejuízos para as instituições e insegurança da população: "é um tema difícil de passar com clareza para a população. A orientação é o esforço para tornar a mensagem clara. Esse é o ponto crucial".

Apesar de uma das motivações do lançamento do manual ter sido a experiência recente de Fukushima, no Japão, onde houve vazamento em reatores após um terremoto seguido de tsunami em 2011, o guia se aplica também a emergências radiológicas como a que aconteceu em Goiânia, em 1987. A contaminação pelo Césio-137 se espalhou e atingiu centenas de pessoas depois que um aparelho usado em radioterapias foi achado por catadores em uma clínica abandonada.

"O público do manual são todas as pessoas envolvidas na comunicação em uma gestão de crise. Isso envolve tudo: prefeituras, Defesa Civil, governo estadual [...] Não é focado só nas instituições que gerenciam as instalações que podem gerar riscos", definiu Leonam.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

A Agência Brasil está passando por picos de instabilidade e, por isso, alguns serviços estão indisponíveis. Pedimos desculpas pelo transtorno

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário