one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pré-Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de pessoas no Rio

Imagem:

Compartilhar:

Pré-Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de pessoas no Rio

Criado em 28/07/12 18h02 e atualizado em 28/07/12 18h23
Por Guilherme Jeronymo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Pré-Jornada Mundial da Juventude, no Maracanãzinho
A organização distribuiu 12 mil ingressos para cada um dos três dias do evento, que termina amanhã (29) (Foto: Reprodução / Facebook)

Rio de Janeiro – A pré-Jornada Mundial da Juventude reúne desde ontem (27) milhares de jovens no Ginásio do Maracanãzinho, zona norte da cidade. O evento, realizado pela Igreja Católica, tem programação que se estende até amanhã (29).

Foram distribuídos 12 mil ingressos para cada dia, já esgotados. O evento conta ainda com 5 mil voluntários e a equipe de organização. Dados oficiais da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderje) atribuem ao espaço lotação com 11.800 presentes.

O evento ocorre um ano antes da Jornada Mundial da Juventude, na qual o Rio tem a expectativa de receber, em julho de 2013, cerca de 2 milhões de jovens.

A Jornada Mundial da Juventude foi iniciada em 1984 e trará, em sua 13ª edição, o papa ao Brasil. A organização contará com apoio dos governos municipal, estadual e federal.

“Temos tido muitas reuniões, há uma boa vontade muito grande de todos em trabalhar tanto na logística, quanto na questão de transporte, de acomodação, nos portos e aeroportos, dos vistos”, informou o presidente do comitê organizador da Jornada e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que admite eventuais precariedades no processo.

“É claro que nenhum país está preparado para receber a quantidade de jovens que nós vamos receber. Haverá a necessidade de adaptações na questão da locomoção, mas nós faremos o melhor possível para que os jovens sejam bem acolhidos. Haverá sempre uma dificuldade de demora em algumas coisas, como é natural em uma grande aglomeração, mas temos certeza de que isso será um bem para todos”, acredita o arcebispo.

Os custos do encontro deste fim de semana e a previsão de custos da Jornada não foram divulgados pela organização.

Entusiasmo

Durante a manhã de hoje tanto o ginásio quanto a região do Maracanã contavam com a presença de muitos jovens e muitos ônibus. “Há uma participação muito grande, creio que está começando o aquecimento, digamos assim, o entusiasmo, o fervor dos jovens e da população da cidade do Rio de Janeiro [com a Jornada Mundial da Juventude], e esse entusiasmo, nós sabemos, está percorrendo todo o Brasil”, declarou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis.

Coube a Assis, que também é arcebispo de Aparecida, a entrega de uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando do anúncio, ontem, de que a santa será a padroeira do encontro de 2013.

Na jornada é esperada a visita do papa Bento XVI ao país. O pontifície enviou uma saudação para a abertura do encontro, por intermédio do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. O representante do Vaticano disse que Joseph Ratzinger tem grandes expectativas para o encontro.

D’Aniello elogiou também o empenho dos jovens brasileiros na organização. “Encontrei um bom trabalho, benfeito, e tem esse entusiasmo dos jovens e dos jovens brasileiros ainda mais. Espero que seja uma jornada extraordinária porque tem esse jeitinho brasileiro, essa garra dos jovens brasileiros e eu confio que vão fazer um bom trabalho”, disse.

Segundo a organização, as inscrições para as 65 mil vagas de voluntários estão abertas a cerca de um mês e 30 mil pessoas já se inscreveram, superando as estimativas do comitê organizador local.

 

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário