one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Operário em plataforma de petróleo.

Imagem:

Compartilhar:

Polícia Federal acusa Petrobras de despejar resíduos tóxicos no oceano

Criado em 10/09/12 18h38 e atualizado em 10/09/12 19h49
Por Agência Lusa

Plataforma de petróleo - trabalho insalubre
Operário em plataforma de petróleo da Petrobrás. A empresa foi denunciada pela Polícia Federal e pode ser investigada pelo MPF (Divulgação/Petrobras)

Agência Lusa – A Polícia Federal acusou a  Petrobras de despejar toneladas de resíduos tóxicos, resultantes da extração de petróleo no oceano.
"O impacto é 300 vezes maior do que a fuga da Chevron no ano passado. O 'negócio' vem desde que há exploração de petróleo no Brasil", afirmou o delegado Fabio Scliar, da divisão de crimes ambientais, no Rio de Janeiro.

De acordo com o delegado, a "água negra", uma mistura de água salgada com óleo e substâncias tóxicas, é jogada nos oceanos há décadas, sem tratamento adequado.

A investigação da Polícia Federal, que começou há 10 meses, também mostra que somente 29 das 110 plataformas da Petrobras possuem equipamentos para limpar a "água negra" antes de ser despejada no mar.

A polícia disse à agência Lusa que o inquérito do caso foi enviado para o Ministério Público Federal, que pode decidir denunciar a empresa por crime ambiental.


Em comunicado, a Petrobras informou que a água produzida junto com o petróleo é tratada e descartada de acordo com a legislação brasileira, "que é tão rigorosa quanto nos Estados Unidos e na Europa".


A empresa afirmou que, nas plataformas em que não há sistema de tratamento, a água é enviada para outras plataformas ou instalações, para ter um "destino adequado".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário