Internautas convocam protesto contra ação policial em BH

Leandro Melito - Portal EBC - 11.11.2012 - 19h04 | Atualizado em 12.11.2012 - 15h26

Edifício Maletta em Belo Horizonte (Rede Minas)

Brasília - Internautas convocaram pelas redes sociais Twitter e Facebook um protesto contra a ação da Polícia Militar de Minas Gerais realizada na última sexta-feira (9) no Edifício Maletta, região central de Belo Horizonte.

A operação realizada em conjunto com o juizado da infância e adolescência e a vigilância sanitária terminou com cinco pessoas detidas por desacato, porte e tráfico de drogas, segundo a PM .

O incidente gerou uma onda de protestos nas redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados pelo Facebook no sábado (10) onde muitas pessoas que presenciaram o ocorrido criticaram a ação que contou com 45 policiais e cães farejadores.

André Veloso criticou a forma como a polícia conduziu a operação. “Nenhum agente envolvido se dignou a prestar informação a respeito do que estava acontecendo. Muitas pessoas estavam registrando o acontecimento com filmes e fotos e eram questionadas violentamente”, disse em um post no seu perfil do Facebook.

O único portão que dá acesso aos bares do edifício, na avenida Augusto de Lima, foram fechados às 22h30 e as pessoas tiveram de deixar o local uma de cada vez, após revista e checagem de informações. Às 23h não foi mais permitido entrar no local.

O advogado Fernando Nogueira, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Minas Gerais, convocou as pessoas a enviarem seus relatos por e-mail ou Facebook para embasar uma representação criminal contra a PM. “Quem esteve presente por favor faça um relato o mais minucioso possível sobre o que presenciou para que possamos entrar com a representação criminal devida”.

Maletta

O protesto foi convocado para essa quarta-feira (19) em frente ao Edifício Maletta, prédio histórico localizado no centro de Belo Horizonte no cruzamento entre a avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia. Construído em 1957, o conjunto Ancangelo Maletta é um prédio residencial e comercial, onde moram muitos estudantes vindos do interior de Minas Gerais.

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0