one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Usina hidrelétrica Itumbiara Goiás

Imagem:

Compartilhar:

Chuvas melhoram situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas

Criado em 14/01/13 16h59 e atualizado em 14/01/13 17h48
Por Nielmar de Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Usina hidrelétrica Itumbiara Goiás
Usina hidrelétrica Itumbiara Goiás (Wikimedia Commons)

Rio de Janeiro - As fortes chuvas que caíram ontem (13) em praticamente todas as bacias hidrográficas do país melhoraram, de uma maneira geral, a situação dos reservatórios d'água em todas os subsistemas do país e em particular na área do Triângulo Mineiro (Itumbiara, Nova Ponte, Emborcação e Furnas).

As informações foram dadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que admitiu, no entanto, que as chuvas estão atrasadas e que, para que a situação se normalize, será preciso ainda muita chuva. O ONS, no entanto, disse que a tendência é que, nos próximos dias, as chuvas continuem a cair nas áreas de concentração de reservatórios e que a situação de uma maneira geral melhore.      

Segundo o Operador Nacional do Sistema, todas as térmicas estão despachando a plena carga para garantir a energia necessária ao país e que não há, portanto, qualquer risco de racionamento.

O nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e do Norte vem subindo desde a última sexta-feira, depois de ter atingido o seu pior nível na quarta-feira. Depois de ter subido 0,3 ponto percentual entre quarta e quinta-feira (passando de 28,3% para 28,6% de sua capacidade máxima), ontem o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro Oeste estava em 29,8% - uma alta de 1,2 ponto percentual em relação a quinta-feira (10) da semana passada.  

No subsistema Norte, os reservatórios fecharam ontem em 42,04%, quase 2 pontos percentuais em relação ao fechamento da última quinta-feira (10). No subsistema Sul, ocorreu a maior alta: 2,4 pontos percentuais, passando de 46,6% para 49,0% da capacidade máxima dos reservatórios da região.

Já o subsistema do Nordeste continua a ser o único em queda. De quarta para quinta-feira, o nível dos reservatórios da região já havia recuado 0,3 ponto percentual para 29,6%; voltando a cair 0,3 ponto no último domingo, ao fechar em 29,3%.

Edição: Davi Oliveira
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário