one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A forte chuva que atingiu Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), causou destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas.

Imagem:

Compartilhar:

UFRJ prepara projeto de recuperação ambiental de Xerém

Criado em 08/01/13 20h32 e atualizado em 08/01/13 20h50
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Chuvas
O projeto de recuperação de Xerém deve ser entregue ao Governo do Estado em 30 dias (Vladimir Platonow)

Rio de Janeiro - O Laboratório de Hidrologia da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) está elaborando um projeto de recuperação ambiental do distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde um temporal, no último dia 3, provocou destruição e deixou cerca de 5 mil desabrigados.

“Nós estamos debruçados em cima do que fazer em Xerém”, disse hoje (8) à Agência Brasil o coordenador do Laboratório de Hidrologia da Coppe, Paulo Canedo. O trabalho faz parte de um projeto maior [Projeto Iguaçu], que cobre toda a Baixada Fluminense e está sendo implantado na região, com obras concluídas em áreas mais frágeis dos municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias.

“Vai demorar muitos anos para terminar a implantação dele [do Projeto Iguaçu]”, declarou Canedo, destacando que nos locais onde as obras foram feitas, as chuvas recentes não provocaram estragos. “Nada ocorreu”, destacou. O distrito de Xerém não havia registrado nenhum episódio semelhante ao do dia 3, daí não estar inserido ainda entre as regiões prioritárias do Projeto Iguaçu, esclareceu o engenheiro da Coppe. “Ficaram mais na linha de frente as áreas mais baixas”.

Para Xerém, o projeto de recuperação prevê algumas diretrizes, entre as quais a construção de barragem para minimizar a cheia e a demolição, que já começou a ser feita, das casas que foram erguidas na beira do rio, disse o professor. “A gente vai tentar aproveitar esse espaço que o governo vai criar demolindo as casas para erguer um parque, de tal maneira que as pessoas não voltem a morar naquela região ribeirinha”. Essas iniciativas contribuiriam, segundo ele, para diminuir o risco de uma nova tragédia das chuvas no local.

Paulo Canedo analisou que o temporal ocorrido na semana passada em Xerém foi similar à enchente que há dois anos devastou a região serrana do Rio de Janeiro. “Quando tem uma tempestade desse tipo, sempre causa transtorno. Não tem como evitar. O que nós podemos tentar evitar são as mortes”, disse.

O Laboratório de Hidrologia da Coppe está trabalhando para entregar o projeto de recuperação de Xerém ao governo do estado nos próximos 30 dias. O professor ressaltou, entretanto, que o local ainda está pouco acessível para que os trabalhos de topografia possam ser iniciados. Canedo estimou que as medições deverão começar tão logo seja concluída a etapa de primeiros socorros à população local, o que engloba ações de primeira necessidade, entre as quais o restabelecimento da energia elétrica, do abastecimento de água e da recuperação da rede de esgotos. “De posse desses levantamentos, a gente faz o projeto”.

O Projeto Iguaçu é resultado de cooperação entre a Coppe/UFRJ e o governo fluminense. Ele objetiva fazer o controle de inundações e a recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí. “Procura proteger os rios, tirar as pessoas das margens dos rios e criar parques nos locais”, esclareceu Paulo Canedo. O projeto abrange uma área de 726 quilômetros quadrados, onde vivem 2,5 milhões de pessoas nos seis municípios.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário