one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paisagem da cidade do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Dia do padroeiro do Rio é comemorado com missas e procissão

Criado em 20/01/13 11h31 e atualizado em 20/01/13 17h21
Por Flávia Villela Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro
São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro. (foto: Hector Garcia / Creative Commons)

Rio de Janeiro – A importância que o santo padroeiro do Rio de Janeiro exerce sobre a capital fluminense é tanta que, embora o aniversário da cidade seja em 1º de março, a grande comemoração é mesmo hoje (20), Dia de São Sebastião.

Diversas missas foram celebradas pela cidade. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu celebração eucarística na parte da manhã. Uma procissão sairá às 15h da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, em direção à Catedral Metropolitana, Lapa, zona norte. A Guarda Municipal do Rio de Janeiro contou com 134 guardas, sendo 20 de trânsito, para acompanhar a procissão.

O santo também inspirou o nome da maior associação de blocos de carnaval de rua, o Sebastiana. Outra tradição no dia do padroeiro da cidade é a Corrida de São Sebastião, que ocorre desde 1983, com provas de cinco e dez quilômetros. Nesta edição, a competição reuniu cerca de cinco mil atletas no Aterro do Flamengo, segundo os organizadores.

Fundado em 1565 por Estácio de Sá, o município do Rio foi batizado com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem também ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.

Alguns biógrafos acreditam que o santo nasceu em Narbona, uma cidade ao sul da França, no século 3, era de família ilustre e ficou órfão de pai ainda menino. Ingressou no Exército imperial e ocupou o posto de comandante do Primeiro Tribunal da Guarda Pretoriana durante o reinado de Diocleciano, um dos mais severos imperadores romanos, perseguidor dos cristãos.

Sebastião foi denunciado ao imperador como sendo cristão e condenado à morte, sendo amarrado a um tronco de árvore e flechado. Mas não morreu e voltou a reafirmar a convicção cristã ao imperador. Foi torturado até a morte em 20 de janeiro.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário