one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do Estado

Imagem:

Compartilhar:

Empresa Pernambuco de Comunicação nasce nos moldes da EBC

Criado em 22/01/13 22h56 e atualizado em 24/01/13 10h55
Por Portal EBC Fonte:Com informações da TVPE - TV Pernambuco

Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do Estado
Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do Estado

O governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos assinou nesta terça-feira, 22, o decreto que institui a Empresa Pernambuco de Comunicação – EPC. A cerimônia de criação da EPC foi realizada na Sala de Monitoramento do Centro de Convenções de Pernambuco, sede provisória do governo estadual. O decreto aprova também o estatuto social da Empresa e nomeia a sua nova direção.

A criação da EPC é fruto da articulação da sociedade civil e dos movimentos que debatem e discutem a comunicação no estado de Pernambuco, que, com o apoio do governo do estado, iniciou, em 2009, iniciou o processo de reformulação da TV Pernambuco, a partir da realização de seminários abertos à população e culminou na nomeação de um Grupo de Trabalho, que se assumiu a gestão provisória da TV. O articulador cultural Roger de Renor, que liderou o grupo, hoje assume a direção de produção e programação.

A gestão da recém-criada EPC também já tem nomeados o publicitário Guido Bianchi, que assume como diretor-presidente, e o jornalista e professor universitário Paulo Fradique, na vice-presidência. Os nomeados assumem um mandato de duração de quatro anos, vigentes a partir da assinatura do decreto.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, este é o momento de um recomeço, haja vista as novas etapas para a implantação e constituição organizacional, financeira e administrativa da Empresa, organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. Entre as novas tarefas, está a indicação dos demais cargos diretivos da EPC (Administração e Finanças, Engenharia, Tecnologia e Operações, Projetos Institucionais, Educação e Cultura e de Jornalismo e Esporte) e implantação de seu Conselho Gestor, formado por 13 integrantes (seis indicados pelo governador, seis indicados pela sociedade civil e um representante da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE).

Presente na cerimônia de instituição da EPC, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve, falou da importância da criação da Empresa, “a primeira experiência regional a seguir o modelo da Empresa de Comunicação pública nacional, e respeita o preceito da complementaridade entre os sistemas de radiodifusão privado, estatal e público”. O governador Eduardo Campos ressaltou ainda a importância do diálogo constante entre governo e sociedade civil na condução deste processo.

De Brasília, o diretor-geral da EBC, Eduardo Castro, afirmou ao Portal EBC, que é importante notar que a participação popular que culminou na implantação da EBC, agora, com suas devidas especificidades, está motivando a luta por empresas de comunicação públicas estaduais. "A criação da EPC não é apenas mais um canal, mas uma mostra da consolidação do campo da comunicação pública", afirmou o diretor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário