one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais

Imagem:

Compartilhar:

Encontro de prefeitos e prefeitas em Brasília discutirá parcerias entre governo federal e municípios

Criado em 24/01/13 11h46 e atualizado em 24/01/13 14h05
Por Thiago Pimenta Fonte:Portal EBC

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal acredita que realização do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável, servirá ara aprofundar parcerias e beneficiar a população. A presidenta Dilma Rousseff já havia anunciado anteriormente que o evento não deve ter um tom político. O evento que será realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro terá como prioridade temas como crescimento econômico, inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã. Ministérios e órgãos federais apontarão políticas voltadas para os temas.

O site oficial do evento pode ser acessado aqui.

Confira o depoimento da ministra sobre o evento:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
 

No tema crescimento econômico, a redução da conta de luz e consequentemente do Custo Brasil é uma das apostas do Governo, que pretende viabilizar as metas de redução utilizando recursos do Tesouro Nacional.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
 


 

Entre os incentivos federais ao desenvolvimento dos municípios está o repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja forma de repasse foi considerada inconstitucional pelo Superior Tribunal Federal. É de responsabilidade do Congresso Nacional discutir novas regras para a distribuição dos recursos. Ainda assim, o governo federal manteve o repasse de janeiro de 2013, temendo que a falta dos recursos poderia gerar crises nos municípios como a paralisação de hospitais, clínicas e até mesmo a suspensão da volta às aulas, já que para alguns municípios a verba representa 60% da arrecadação.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O único impedimento para que municípios recebam a verba federal é o endividamento com o INSS. Como medida a essa solução, a presidenta Dilma Rousseff determinou que se fizesse um encontro de contas, ou seja, um cálculo da dívida do município que alinhe contas a pagar e a receber. Dessa forma, serão estudadas possibilidades de renegociação. Além disso, Ideli Salvatti lembrou que a medida provisória que permite a renegociação das dívidas das prefeituras com INSS já está em tramitação.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Confira os temas que, segundo a ministra, serão prioridades para o Governo Federal ao longo de 2013:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário