one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A forte chuva que atingiu Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), causou destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 200 moradores de Xerém recebem segunda via de documentos

Criado em 09/01/13 15h33 e atualizado em 09/01/13 23h19
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Fortes chuvas provocam estragos em Duque de Caxias (RJ)
A forte chuva que atingiu Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), causou destruição e deixou centenas de pessoas desabrigadas (Vladimir Platonow / Abr)

Rio de Janeiro – O mutirão no distriro de Xerém já emitiu 250 documentos, como carteira de identidade e certidão de nascimento, para moradores no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, afetados pelas fortes chuvas. A ação vai até a próxima sexta-feira (11).

De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), no primeiro dia foram emitidos 80 documentos de identidade e 70 certidões de casamento e nascimento. Ontem (8), foram 50 carteiras de identidade e 50 certidões de casamento e nascimento.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias informou que cerca de 150 toneladas de alimentos foram doados às vítimas das chuvas. As autoridades pedem doações de material para higiene, peças íntimas, sacos de lixo, leite em pó, alimentos ricos em proteínas.

Os abrigos receberam 3 mil colchonetes, 6,5 mil kits de limpeza, 3 toneladas de roupas e 90 mil litros de água potável. Desde o dia 3 de janeiro, quando o temporal atingiu a região, mais de 2 mil pessoas passaram pelos abrigos municipais.

Para arrecadar donativos para as vítimas da tragédia, a Prefeitura de Duque de Caxias abriu uma conta na Caixa Econômica Federal (CEF). Os interessados podem depositar qualquer quantia na conta-corrente 006.500-0, agência 1334-25.

Após denúncias de moradores, policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) verificaram se estabelecimentos comerciais estariam vendendo produtos a preços abusivos. Na operação, um supermercado foi autuado por crime contra a economia popular e o consumidor. Durante a operação, foram apreendidas mercadorias com prazo de validade vencido.

Segundo o delegado titular da Decon, Paulo Roberto Lima de Freitas, uma viatura permanece no local caso sejam registradas novas queixas. Após a operação, não houve mais reclamações, pois “os comerciantes perceberam a gravidade da situação”, disse o delegado.

De acordo com a  prefeitura de Duque de Caxias, o número de desabrigados em Xerém chega a 90. Até o momento, a Defesa Civil demoliu 40 casas. A estimativa é que mais 150 sejam demolidos nos próximos dias. As famílias desabrigadas vão receber um aluguel social. A ponte provisória, que liga trechos do distrito, foi liberada para o tráfego de veículos e pedestres, informou a prefeitura.

Edição: Carolina Pimentel

 


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário