one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais

Imagem:

Compartilhar:

Ministra diz que prioridade do governo no Congresso é a economia

Criado em 23/01/13 14h53 e atualizado em 23/01/13 15h40
Por Danilo Macedo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais
Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Relações Institucionais (Janine Moraes/ABr)

Brasília - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse hoje (23) que a presidenta Dilma Rousseff se mantém firme à meta de redução do chamado Custo Brasil, conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria brasileira. No Congresso Nacional, isso se traduz em votações consideradas prioritárias pelo governo em 2013. Segundo ela, o ano legislativo deve ser dedicado a assuntos federativos e tributários, que incluem unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a desoneração da folha de pagamento de mais setores da economia.

Leia também:
Ideli diz que governo espera “ansioso” por acordo sobre FPE

“O ICMS é um dos impostos que têm alíquotas elevadas, e apresenta dificuldade operacional grande, porque são 27 legislações [uma em cada estado e uma no Distrito Federal]. São quase 50 alíquotas e aí há situações, por exemplo, de empresas que atuam em vários estados e são obrigados a reunir equipe técnica imensa só para administrar essa questão da legislação, dos conflitos que acabam surgindo”, disse Ideli Salvatti. Ela ressaltou também a questão do comércio eletrônico, que cresceu quase 30% no ano passado, cujo ICMS recolhido fica praticamente todo em São Paulo.

Sobre a desoneração da folha de pagamento das empresas, para aumentar as contratações e a competitividade, a ministra disse que há espaço para ampliar os benefícios. “Estamos com 42 setores [beneficiados com a medida], então, há condições de outros setores serem incluídos durante o ano”. A ministra disse que o Congresso deve promover debates para simplificar o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Outra prioridade do ano é a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Em 2012, na avaliação de Ideli Salvatti, os três temas mais importantes aprovados no Congresso foram a mudança nas regras de rendimentos da poupança, a desoneração da folha de pagamento e a mudança na estrutura da previdência para servidores públicos federais. As novas regras da poupança, segundo ela, permitiram redução das taxas de juros da economia brasileira, contribuindo para o aumento competitividade. A desoneração da folha de pagamento ajudou a reduzir o Custo Brasil. Com a criação da previdência complementar dos funcionários públicos, os servidores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário terão que contribuir para garantir a aposentadoria integral.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário