one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gastão Vieira, ministro do Turismo.

Imagem:

Compartilhar:

Ministro comemora resultados do turismo brasileiro

Criado em 10/01/13 11h04 e atualizado em 10/01/13 11h32
Por Thiago Pimenta Fonte:Portal EBC

Gastão Vieira
Gastão Vieira, ministro do Turismo. (Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 / www.secopa.ba.gov.br)

O ano de 2012 registrou rercordes nacionais na área de turismo. Segundo o Ministério do Turismo, o desembarque doméstico registrou aumento de 8% no acumulado de janeiro a dezembro em 2012, em comparação ao registro de 2011: o número  saltou de 72 milhões para 77,9 milhões no ano passado. 


Para acompanhar o crescimento, o Ministério do Turismo em parceria com o Inmetro instituiu o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass), que deve atribuir estrelas de acordo com a qualidade dos serviços prestados em empreendimentos hoteleiros. Além disso, o uso do sistema de classificação por estrelas passou a ser de uso exclusivo do governo federal para a instituições que se submetem à avaliação. Atualmente, cerca de 26 empreendimentos já passaram pela classificação e estão autorizados a utilizar a simbologia. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, incentiva a participação dos donos de hotéis na instituição das classificações: “O Ministério estabelece critérios, mas é o empresário que diz se tem ou não esses critérios”, explica. Vieira espera que até a Copa das Confederações adesão ao SBClass das cidades seja satisfatória.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O ministro do Turismo também alegou não estar preocupado com a capacidade da rede hoteleira durante as realizações dos grandes eventos no Brasil: Empresários de grandes redes que decidem investir no Brasil, ações das prefeituras e contratos. “Pessoas dentro do ministério afirmam com muita convicção que algumas vagas em alguns lugares irão sobrar, ou seja, teremos uma oferta maior do que a demanda.” Vieira alega não ignorar as possíveis surpresas, como a que houve no Reveillon do Rio de Janeiro, quando eram esperadas cerca de 2 milhões de pessoas e no total participaram 2,3 milhões. Para essas eventualidades  também destacou outras possibilidades: as hospedagens alternativas como albergues, aluguel de quartos em apartamentos particulares, etc.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros (cmjcool / Creative Commons)

Gastão Vieira também comenta a ação do Instituto Chico Mendes, que desobrigou a necessidade de guias turísticos na Chapada dos Veadeiros, o que ameaça empregos de 130 guias que atuam na região.

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

 


Pacto pelo Desenvolvimento Turístico

O Pacto do Desenvolvimento é um projeto assinado pelo ministro Gastão Vieira que beneficia 16 estados brasileiros cujos projetos estavam prontos para serem empenhados. Para ministro, o importante é que recurso aplicado pelo governo traga retorno econômico para o produto turístico investido. Vieira afirmou que as prioridades são centro de eventos, despoluição de praias e áreas já bem frequentadas por turistas.
Além dos 16 estados, outros também poderão se inscrever para participar do pacto, desde que cumpram exigências estabelecidas pelo governo federal.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário