one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


3a1 aponta como a alienação parental pode afetar crianças

Imagem:

Compartilhar:

Psicóloga considera avanço plano de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes prever assistência ao agressor

Criado em 14/01/13 17h27 e atualizado em 14/01/13 18h00
Por Thais Leitão Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Imagem - 3a1 aponta como a alienação parental pode afetar crianças
A média de violência contra crianças e adolescentes é de 364 casos por dia (Ulrica Törning / Creative Commons)

Brasília - A coordenadora técnica do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD, em São Paulo, Lígia Caravieri, disse que a plataforma do novo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes traz um importante avanço ao tratar não apenas do apoio à criança e ao adolescente e suas famílias, mas também da assistência à pessoa que comete violência sexual.

“Esse é um tema constantemente deixado de lado, mas é preciso estarmos atentos porque muitos dos agressores continuam soltos e, se eles não tiverem um tratamento adequado, continuarão abusando de crianças e adolescentes”. Lígia, que é psicóloga especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes, lembrou que, mesmo que essas pessoas cumpram algum tipo de pena, quando conquistarem a liberdade voltarão a representar uma ameaça, porque na maior parte das vezes não têm entendimento e controle sobre seus atos.

O novo plano prevê a criação de programas intersetoriais destinados ao atendimento das pessoas que cometem violência sexual contra crianças e adolescentes, a implantação ou o fortalecimento de serviços especializados de atenção psicossocial a essas pessoas, além da definição de parâmetros para esse tipo de atendimento, considerando os aspectos culturais, sociais e de saúde.

O tema também foi destacado pelo pediatra Lauro Monteiro Filho, responsável pelo Observatório da Infância, que monitora e divulga informações sobre direitos da criança e do adolescente. Para ele, “prender quem abusa sexualmente dessa parcela da população não é o mais difícil, e sim tratar e curar esses agressores”.

Ele destacou que as famílias brasileiras e os educadores devem permanecer atentos para o problema, que geralmente é anunciado de forma silenciosa pelas vítimas. Monteiro Filho citou alguns dos sintomas que devem chamar a atenção das pessoas próximas, como mudanças bruscas de comportamento, alterações no rendimento escolar e quadro de introspecção acentuada.

“A gente precisa ensinar as crianças a falar, a procurar um interlocutor. Se contar para um que não acredita, deve procurar outras pessoas até que alguém lhe dê ouvido. O problema é que elas se sentem culpadas nessas situações e se não encontram apoio acabam não rompendo o silêncio”, disse.

Dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República mostraram que 77% das denúncias registradas no Disque 100 entre janeiro e novembro de 2012 são relativas à violência contra crianças e adolescentes, o que corresponde a 120.344 casos. Isso significa que, por mês, ocorreram 10.940 agressões, o que dá uma média de 364 por dia.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário