one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prefeitura divulga esquema especial para desfile de blocos de rua no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Carnaval de rua do Rio tem 492 blocos cadastrados

Criado em 23/01/13 20h24 e atualizado em 23/01/13 20h56
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:

Blocos de carnaval de rua no Rio de Janeiro
Prefeitura divulga esquema especial para desfile de blocos de rua no Rio de Janeiro (Rodrigo Soldon/ Creative Commons)

Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio divulgou hoje (23) o esquema operacional para o carnaval de rua na cidade, que deverá atrair cerca de 6 milhões de foliões. Estão cadastrados 492 blocos que desfilarão 700 vezes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) informou que a partir do próximo fim de semana até o final de semana posterior ao carnaval, quando ocorre o desfile das escolas de samba campeãs, irá monitorar as áreas dos desfiles para desafogar o tráfego. Todo o efetivo da companhia vai trabalhar na operação especial.

Nos dias dos desfiles dos maiores blocos, 985 homens, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, vão atuar para impedir estacionamento irregular de carros e orientar os pedestres. Serão usadas 85 motocicletas, 60 viaturas de apoio e 20 reboques para liberar as ruas em caso de quebra de veículos ou acidentes. Para informar as condições do trânsito, interdições e rotas alternativas, 33 painéis móveis de mensagens e 28 fixos serão instalados.

Dados da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) apontam que, desde 2010, 2.158 pessoas foram levadas para a delegacia por urinar em vias públicas no carnaval, o que é proibido. Desde o dia 19 de janeiro, sete pessoas foram detidas pelo mesmo motivo durante os desfiles dos blocos pré-carnavalescos.

“É óbvio que toda essa infraestrutura só funciona se tivermos campanhas educacionais e mudar costumes é uma coisa complexa. Nós temos, não só no Rio, mas em todo o Brasil, o costume do xixi na rua. Mas chamar a atenção para o tema e mostrar como as coisas estão acontecendo tem mudado os costumes, as pessoas estão começando a usar os banheiros. Nós pedimos que isso se incorpore de vez entre os cariocas, temos grandes eventos pela frente e precisamos dar o exemplo”, disse o secretário Municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Todos os blocos serão monitorados pelo Centro de Operações do Rio. Os trajetos, números de foliões e horário dos desfilos serão mapeados pelos operadores. Só poderão trabalhar nos blocos os cinco mil vendedores ambulantes credenciados pela prefeitura. Eles vestirão colete, terão credencial e isopor padronizado.

Oito monumentos que estão na rota dos principais blocos serão protegidos por grades e tapumes: Marechal Floriano (Praça Marechal Floriano), Carlos Gomes (ao lado do Theatro Municipal), General Osório (Praça XV), Pedro I (Praça Tiradentes), Chafariz Mulher com Ânfora (Praça Pio X), Relógio da Carioca (Largo da Carioca), Chafarizes das Saracuras (Praça General Osório) e Chafariz de Nossa Senhora da Conceição (Largo do Machado).

Para garantir a limpeza das ruas, 1.050 garis vão trabalhar diariamente. Com o objetivo de agilizar a operação, a companhia de limpeza urbana vai usar contêineres, caminhões compactadores, pulverizadores, pipas d'água, carro lava-jato, caminhões basculantes, minivarredeiras, varredeiras mecânicas, dependendo do tamanho do desfile.

O metrô circulará sem interrupção das 5h de sexta-feira (8) às 23h de terça-feira (12), com extensão até as 2h de quarta-feira (13) apenas nas estações Ipanema/General Osório, Central e Praça Onze. No sábado (9) a partir do meio-dia, os trens da Linha 2 farão o percurso direto (sem transferência) entre as estações Pavuna e Ipanema/General Osório.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário