one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professor levanta preocupação com segurança em boates.

Imagem:

Compartilhar:

Rio terá força-tarefa para fiscalizar bares, restaurantes e casas noturnas

Criado em 31/01/13 23h15 e atualizado em 01/02/13 08h19
Por Nielmar de Oliveira Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Preocupação com segurança em boates
Rio terá força-tarefa para fiscalizar bares, restaurantes e casas noturnas. (djsandroc / Creative Commons)

Rio de Janeiro - O estado do Rio de Janeiro vai criar uma força-tarefa para fiscalizar bares, restaurantes e casas noturnas na capital e na Região Metropolitana. A decisão foi tomada após reunião realizada hoje (31) entre a ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), promotora Georgea Marcovecchio Guerra, e o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara.

Durante a reunião foi decidido que será criado um curso de padronização para os bombeiros que atuam na fiscalização desses estabelecimentos. No interior do estado, o acompanhamento será feito pelas unidades locais da corporação.

A reunião foi feita a pedido do MP-RJ com a finalidade de requerer vistoriais nos estabelecimentos comerciais, bares e casas noturnas denunciados à ouvidoria para evitar acontecimentos semelhantes ao ocorrido em Santa Maria (RS) e que resultou na morte de mais de 230 pessoas, a maioria jovens.

Em razão da tragédia ocorrida em Santa Maria, a ouvidoria vem recebendo, desde o início desta semana, uma série de denúncias sobre possíveis irregularidades em diversos estabelecimentos. “Foram recebidas nove denúncias de locais em pelo menos quatro bairros da capital: centro, Barra da Tijuca, Botafogo e Copacabana; e uma, na Região Serrana”, informou o MP-RJ.

Georgea disse que na reunião se informou com o Corpo de Bombeiros para conhecer a situação das casas de espetáculos do estado e se elas têm, de fato, alvará de funcionamento e se são fiscalizadas com frequência. “Esse é o recado que queremos dar à sociedade: estamos acompanhando quem tem que fiscalizar o cumprimento do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. Além disso, esperamos que a atuação da força-tarefa passe a ser rotina”, disse.

O coronel Ronaldo Alcântara disse que o treinamento necessário aos agentes que vão trabalhar na força-tarefa será oferecido por todas as unidades da corporação. “A ideia do curso, que terá a duração de uma semana, é ter um padrão de abordagem para os agentes que atuam na fiscalização. É preciso ficar bem claro sobre quais irregularidades determinarão a notificação do estabelecimento e aquelas que resultarão na interdição”, disse.

O Ministério Público do Rio de Janeiro admitiu que a iniciativa da ouvidoria é uma forma de atuar preventivamente em atendimento à recomendação do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG) de que, em todo o país, se intensifique a fiscalização nos estados.

Segundo a ouvidoria, desde o ocorrido em Santa Maria (RS), o órgão recebeu 11 denúncias contra estabelecimentos que não estão cumprindo o que determina a lei e que as denúncias são encaminhadas aos órgãos de execução com atribuição legal para a adoção das medidas cabíveis.

No final da tarde de ontem (30), a equipe de Fiscalização de Postura da Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa acompanhou o Corpo de Bombeiros em uma diligência à casa noturna Área Restrita, no bairro Santa Clara.

O secretário municipal de Ordem Pública, Ebison Diettrich, informou que a casa está com o alvará de funcionamento em dia, mas que o Corpo de Bombeiros interditou o local após verificar que algumas exigências de segurança não estavam sendo cumpridas. O secretário disse que a partir da próxima semana, a equipe da Fiscalização de Postura vai vistoriar também salões de festas e bares.

No norte-fluminense, nesta segunda-feira (28), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos instaurou inquérito civil para apurar o número de boates e estabelecimentos comerciais existentes nas cidades de Campos, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. O objetivo é verificar se os locais estão adequados para a realização de eventos.

As denúncias à ouvidoria podem ser feitas pelo número 127, pelo site www.mp.rj.gov.br ou na sede do MP-RJ, na Avenida Marechal Câmara, 370, subsolo, no centro da cidade.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário