one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministros durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a perda de mandato dos parlamentares condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalã

Imagem:

Compartilhar:

STF anuncia audiências públicas sobre temas polêmicos que vão a julgamento

Criado em 11/01/13 18h51 e atualizado em 11/01/13 19h10
Por Luciano Nascimento Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) reservou o primeiro semestre de 2013 para debater alguns temas polêmicos no país. A Corte realizará, até o final do primeiro semestre, três audiências públicas para discutir a nova legislação de TV por assinatura, os efeitos do campo eletromagnético gerado por linhas de transmissão de energia e a queima da cana-de-açúcar em São Paulo.

O objetivo é buscar embasamento técnico para orientar o julgamento de ações de grande repercussão social que estão na pauta da Corte. As audiências foram convocadas pelo ministro do STF Luiz Fux.

A primeira audiência será realizada nos dias 18 e 25 de fevereiro e tratará da Lei 12.485/2011, que dá nova regulamentação à TV por assinatura. A legislação, entre outras coisas, aborda o fomento da produção e a circulação de conteúdo audiovisual brasileiro nas TVs pagas.

A norma ainda deu à Agência Nacional do Cinema (Ancine) o poder de fiscalizar o conteúdo do segmento. Também possibilitou que  as concessionárias de telefonia utilizem suas redes para fornecer esse serviço.  

A lei está sendo questionada no STF por meio de três ações diretas de Inconstitucionalidade (Adins). As ações foram ajuizadas pelo Democratas (DEM), pela Associação NEO-TV, que reúne prestadores de serviço de TV por assinatura, e pela Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra). 

As ações questionam, entre outros pontos, o novo papel fiscalizador da Ancine, a restrição à propriedade cruzada entre segmentos dos setores de telecomunicações e radiodifusão e a obrigatoriedade de veiculação mínima de conteúdo nacional.

O STF também debaterá uma ação da concessionária de energia Eletropaulo questionando decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que determinou a redução do campo eletromagnético em linhas de transmissão de energia elétrica próximas a dois bairros paulistanos, em razão de alegado potencial cancerígeno da radiação produzida.

A audiência, prevista para os dias  6, 7 e 8 de março, discutirá, entre outras coisas, os efeitos da radiação eletromagnética de baixa frequência sobre o meio ambiente e a saúde pública; os investimentos e tecnologias necessários para se reduzir o campo eletromagnético das linhas de transmissão; e as repercussões práticas e econômicas de tal redução sobre o fornecimento de energia elétrica.

O STF também realizará uma audiência pública para debater a queima da palha da cana-de-açúcar no estado de São Paulo com representantes dos setores envolvidos. A data da audiência ainda será definida, mas a previsão é que ela ocorra ainda neste primeiro semestre.

A convocação de audiências públicas está prevista no regimento interno do STF. Desde que a prática foi adotada, sete audiências públicas foram realizadas. A primeira audiência pública ocorreu em abril de 2007, quando foi debatida a pesquisa com células-tronco embrionárias.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário