one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grupo de mães e profissionais de apoio psicológico e físico à gestante (doulas) promovem manifestação em defesa do direito das gestantes que queiram ter a presença de uma doula em seus partos, sem que seja necessário optar entre a doula e o pai do bebê

Imagem:

Compartilhar:

Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio suspende atividades por falta de recursos

Criado em 05/02/13 11h23 e atualizado em 05/02/13 11h49
Por Vinícius Lisboa Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Grupo de mães e profissionais de apoio psicológico e físico à gestante (doulas) promovem manifestação em defesa do direito das gestantes que queiram ter a presença de uma doula em seus partos, sem que seja necessário optar entre a doula e o pai do bebê
Ao Conselho faltam materiais básicos, como computadores e impressoras (Marcelo Camargo/ABr)

Rio de Janeiro - O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro está com as atividades suspensas desde o dia 23 de janeiro por falta de recursos e de pessoal. O presidente do órgão, José Monteiro, afirmou hoje (5) que faltam materiais básicos, como computadores e impressoras, e que o conselho funcionava com cinco funcionários a menos desde o início do ano.

Monteiro disse à Agência Brasil que comunicou a suspensão das atividades ao Ministério Público e ao governo estadual no dia da paralisação, mas não obteve resposta. “Suspendemos temporariamente até que se consiga prover de recursos humanos e materiais o funcionamento do conselho”, relata.

A suspensão atinge as atividades externas do conselho, como o acompanhamento de órgãos municipais e estaduais na formulação de políticas públicas e a fiscalização das ações do governo. De acordo com José Monteiro, atividades burocráticas continuam a ser executadas, mas estão prejudicadas pela falta de pessoal.

“Temos apenas o entusiasmo dos conselheiros e de dois ou três voluntários, que não podem assinar nada e vêm trabalhar nas horas que podem. Quando esse grupo de conselheiros assumiu, há 22 meses, nós levamos nossas reivindicações ao então secretário de Assistência Social [Rodrigo Neves, que deixou o cargo no fim de 2012 para assumir a Prefeitura de Niterói], mas nada foi feito”, afirma.

A Secretaria Estadual de Assistência Social, administrada por Zaqueu Teixeira desde 10 dezembro de 2012, informou, por meio de nota, que está à disposição para dialogar com o conselho, e que os funcionários pleiteados estão em fase de seleção.

Sobre as condições materiais, a secretaria afirma que disponibilizou um novo espaço no prédio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), em Botafogo. José Monteiro, no entanto, diz que já comunicou à secretaria que o local é inadequado. “Não tem condição de mudar para lá. Escolheram uma sala de 30 metros quadrados para acomodar 110 metros quadrados que temos aqui, no Centro. Não dá. O problema não é o prédio, é a falta de materiais e recursos humanos.”

Para José Monteiro, a solução para o conselho, que recebe doações além dos recursos estaduais, passa pela desvinculação da Secretaria de Assistência Social. “A criança não é uma questão de assistência social. É uma questão de turismo, de educação, de esporte, de segurança. E o Poder Executivo entende a criança como assistência social, pensa a criança como o carente, o menino de rua. E não é assim”, defende.

“Tem uma série de ações que podem tratar a criança como conjunto. Criança que mora no Jardim Pernambuco, no Leblon, e criança que mora no Jardim Catarina, em São Gonçalo. O estatuto é da criança e do adolescente. Não é da criança pobre. Por isso, o conselho deveria retornar a ter vínculo com o gabinete do governador”, completa.

A criação do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente foi sancionada em 1990 pelo governo do estado, por meio da Lei nº 1.697, de 22 de agosto. Segundo a lei, entre as funções do órgão, está fiscalizar ações governamentais ou não governamentais dirigidas às crianças e adolescentes do estado, participar da definição do percentual orçamentário a ser destinado às políticas voltadas aos menores de idade e encaminhar e acompanhar denúncias de negligência, discriminação, exploração, violência e outros crimes.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário