one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pessoa dormindo

Imagem:

Compartilhar:

É hora de acertar o relógio biológico

Criado em 17/02/13 14h21 e atualizado em 17/02/13 14h39
Por Portal EBC* Fonte:Agência Brasil

Pessoa dormindo
Um hora de sono significa muito para o cérebro (Luiz Alcides / Creative Commons)

Com o fim do horário de verão na primeira hora deste domingo (17) nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Tocantins – os relógios foram atrasados em uma hora à meia-noite – , é preciso agora acertar o relógio biológico para encarar a rotina de trabalho e estudos. Segundo o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Raimundo Nonato Delgado Rodrigues, os impactos do fim do horário de verão sobre a saúde da população são menores do que quando ele começa.

O corpo deve se habituar à mudança gradualmente e, no período de adaptação, que deve durar em torno de uma semana, as pessoas tenderão a acordar mais cedo e vão sentir sono mais cedo à noite. “O ideal seria aos poucos fazer com que o sono fosse atrasado, de forma que a pessoa acordasse um pouquinho mais tarde”.

Apesar da economia gerada com a adoção do horário de verão – neste ano foi de 4,5% no período de pico (entre 18h e 21h), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) –, o neurologista avalia que a mudança é um atentado à saúde das pessoas. “Perder uma hora de sono pode parecer pouco, mas o cérebro sente muito mais do que podemos imaginar, não só em termos de cansaço, mas também na alteração na produção hormonal e na fragmentação do sono”, aponta.

Se o débito de sono for muito acumulado, o indivíduo pode correr riscos, principalmente na hora de exercer atividades que necessitem de vigília, como dirigir ou operar máquinas.

Leia também

Por que existe o horário de verão?

De onde veio o horário de verão?

Com reportagem de Sabrina Craide e edição de Fernando Fraga - Agência Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário