one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grãos de café

Imagem:

Compartilhar:

Em protesto contra o alto custo do transporte, produtores de café entram em greve na Colômbia

Criado em 25/02/13 15h09 e atualizado em 25/02/13 15h37
Por Leandra Felipe Edição:Lílian Beraldo Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Grãos de café
A Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia divulgou nota de repúdio ao protesto. (Wikimedia/Creative Commons)

Bogotá - Produtores de café colombianos começaram hoje (26) uma greve em diversas regiões do país. O motivo da manifestação, segundo os cafeicultores, é o alto custo do transporte do produto e os prejuízos devido à valorização do peso colombiano na comparação com o dólar. A paralisação divide as forças políticas do país: o atual presidente Juan Manuel Santos é contrário à greve e o ex-presidente Álvaro Uribe, a favor.

Desde o começo da manhã, milhares de produtores bloqueiam rodovias no chamado Eixo Cafeeiro (Região Cafeeira) ou Triângulo do Café. Os principais departamentos atingidos são Antioquia, Caldas, Huila e Santander. Mais cedo, no início dos protestos, o presidente Juan Manuel Santos, afirmou em cadeia nacional de rádio que sabe e conhece dos problemas dos cafeicultores, mas que a greve não era "justificada".

“Todos sabemos que existem dificuldades no setor cafeeiro. O preço internacional caiu muito nos últimos anos e a produção apresentou quedas acentuadas nos últimos cinco anos, mesmo assim, essa greve é inconveniente, injusta e desnecessária”, declarou Santos.

Em seu pronunciamento, Santos disse que a “maioria dos cafeeiros” não aderiu aos protestos e lembrou que o movimento não tem o apoio da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.

O presidente afirmou que há motivos “políticos” por trás da greve. “Atenção porque há muitos interesses para enfraquecer a instituição cafeeira. Há quem queira interferir politicamente em benefício próprio. Não devemos jogar o jogo dessa gente”, declarou.

Do lado contrário, está o antecessor de Santos, o ex-presidente Álvaro Uribe. Representante da direita no país, Uribe expressou seu apoio aos grevistas dizendo que todas as reivindicações são válidas. “As palavras de Santos, em seu discurso contra a greve, não condizem com a verdade."

O senador Jorge Enrique Robledo, do Polo Democrático Alternativo, representante da esquerda, também declarou apoio aos cafeicultores grevistas. "O partido respalda a greve e se solidariza com o setor.”

A Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia divulgou nota de repúdio ao protesto. “A reflexão do presidente é lúcida. Nossa federação tem recebido importante ajuda financeira do governo nacional, desde o início de seu mandato”, diz o comunicado.

Na semana passada, Santos firmou um acordo com a instituição para amenizar os efeitos da crise para a economia cafeeira. O pacote de medidas anunciadas inclui estender o prazo de financiamento para os cafeicultores e aumentar o valor de créditos disponíveis.

A cafeicultura colombiana é baseada na pequena propriedade de terra. A maioria das plantações não ultrapassa dois hectares. Ao todo, mais de 560 mil famílias produzem café no país.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário