one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Unidos do Jacarezinho

Imagem:

Compartilhar:

Escolas do Grupo de Acesso fazem hoje segundo dia de desfiles no Rio

Criado em 09/02/13 14h45 e atualizado em 09/02/13 16h16
Por Alana Gandra Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - União de Jacarepaguá abre hoje (9) à noite o segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso no Sambódromo do Rio de Janeiro. Essa é a nova denominação das escolas do grupo de acesso que estão reunidas agora na Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj). Ao todo, 19 agremiações pertencem ao Grupo de Acesso. Desse total, nove escolas desfilaram ontem (8). Hoje desfilam as dez agremiações restantes.

A União de Jacarepaguá  traz para a avenida o enredo Dos Barões do Café à Cidade Universitária: Vassouras, Ouro-Verde do Brasil, no qual presta homenagem à cidade de Vassouras, localizada no centro-sul fluminense, que viveu a época áurea do café, na época do Brasil Império.  O carnavalesco Jorge Caribé mostrará ao público as festas da região, com destaque para a Folia de Reis e a festa junina. Fundado em 1956, o Grêmio Recreativo Escola de Samba União de Jacarepaguá  vem para a avenida com três carros alegóricos e 23 alas.

Paraíso do Tuiuti começa a desfilar às 22h05 prestando homenagem a um dos maiores humoristas do Brasil: Chico Anysio. Vinte e cinco alas contarão  a história do cearense de Maranguape que dedicou a maior parte de sua vida a fazer o público rir no enredo Ao Mestre do Riso com Carinho: As Caras do Brasil. Outros talentos de Anysio, que foi também ator, compositor e pintor serão contados pelo carnavalesco Cid Carvalho. A escola foi campeã em 2011 pelo antigo grupo B.

A Tradição, terceira escola a desfilar na Sapucaí, vem com um enredo reeditado de 1981: Das Maravilhas do Mar Fez-se O Esplendor de Uma Noite, apresentado pela Portela. A nova abordagem será apresentada pelo carnavalesco Orlando Junior em 18 alas. A escola tem como principais cores o azul e branco.

Outra cidade brasileira será homenageada no Sambódromo do Rio pelas escolas do Grupo de Acesso. É o caso da Império Serrano que vem com o enredo Caxambu, O Milagre das Águas na Fonte do Samba. Com 24 alas, a escola contará fatos ligados à história de Caxambu, como as visitas feitas à cidade pela princesa Isabel e os anos de ouro dos cassinos, que atraíam os ricos e os turistas para o município, além das fontes de águas medicinais. O  carnavalesco da escola localizada em Madureira, cuja fundação remonta a 1947, é Mauro Quintaes.

A quinta agremiação a desfilar por volta de 01h20de domingo (10) é a Acadêmicos do Cubango, de Niterói.  Ela dará voz a artistas populares brasileiros, desconhecidos do grande público, mostrando, por exemplo, os bonecos de Dona Isabel Cunha e Mestre Expedito, os palhaços de resina de Mirtes Rufino, as rendas de Sami Hilal. O enredo se intitula Teimosias da Imaginação. A Cubango vem com 23 alas. O carnavalesco é Severo Luzardo Filho.

Sereno de Campo Grande surgirá em seguida com o enredo Na Busca da Paz, Equilíbrio e Harmonia. Bem-Aventurados Sejam Os Que Ouvem A Voz de Deus, idealizado pelo carnavalesco Amarildo de Mello. O desfile começa contando o milagre da criação e sua relação com os cientistas, segue mostrando a ação do homem destruindo a natureza até chegar ao processo de recriação. O enredo aborda ainda a reciclagem de materiais e prega a paz e a igualdade entre todos.

Em seguida, aparece a escola Império da Tijuca, com o enredo Negra Pérola Mulher, do carnavalesco Junior Pernambucano. As homenageadas são as mulheres negras guerreiras de todas as épocas que hoje brilham nas mais diversas áreas, como o esporte, a música, a dança, a literatura. A agremiação foi fundada em 1940 e tem o verde e o branco como cores principais.

Fanatismo: Enigma da Mente Humana é o enredo que a Caprichosos de Pilares exibe para o público na Passarela do Samba. Com ele, a escola procura responder qual é o poder da mente do homem e até onde ela pode chegar. O carnavalesco é Amauri Santos. A escola foi criada em 1949 e desfila com 27 alas e quatro carros alegóricos. No carnaval do ano passado, foi campeã do grupo B.

A Unidos de Padre Miguel é a penúltima escola a pisar na avenida no segundo dia de desfile do Grupo de Acesso. O enredo é O Reencontro entre O Céu e A Terra no Reino de Alafin Oyó. O tema fala  sobre uma lenda ligada ao mundo dos orixás, especificamente o reino de Xangô, quando é permitido o reencontro entre o céu e a terra, que foram separados devido ao pecado do homem.  O carnavalesco é Edson Pereira. A escola se destaca pelas cores vermelho e branco.

Última do grupo  a entrar no Sambódromo, já em plena  manhã de domingo, a Renascer de Jacarepaguá vai cantar as belezas da Cidade Maravilhosa com o enredo Rio, Uma Viagem Alucinante. A agremiação aproveita o tema para fazer denúncia contra a exploração do meio ambiente e o tráfico de animais, procurando conscientizar a população quanto à necessidade de preservar a fauna e a flora. A Renascer vem com 25 alas e quatro carros, destacando também as cores vermelho e branco.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário